“Vidas Secas” no Teatro João Costa

0
Gratuito, o evento, que acontece terça-feira, 13, contará com duas sessões, sendo uma às 10h e outra às 15h (Foto: Divulgação)

O Teatro João Costa, um dos espaços dedicados à cultura que integram o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), será palco do espetáculo “Vidas Secas”. A consagrada obra de Graciliano Ramos chega à Aracaju através da Cia Caravan Maschera. Gratuito, o evento, que acontece terça-feira, 13, contará com duas sessões, sendo uma às 10h e outra às 15h.

O espetáculo faz parte do plano de circulação nacional contemplando seis estados brasileiros, entre eles Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A companhia realizará 22 apresentações totalizando 14 cidades diferentes. Com foco na cultura popular, a Cia Caravan Maschera utilizará elementos como o boneco e a própria expressão corporal para dar vida à obra de Ramos. “Não buscamos repetir a tradição, mas revê-la por um prisma que parte da desconstrução e releitura do tema ou da técnica dentro da própria identidade existente”, disse Giorgia Goldoni, integrante do grupo.

O Espetáculo

Graciliano Ramos é o principal ficcionista da literatura brasileira da década de 1930, que se caracterizou pela temática social, focalizando, entre outros, aspectos concernentes ao Nordeste brasileiro, como a seca, o coronelismo e a exploração. Baseado no romance “Vidas Secas”, publicado em 1938, a peça é uma obra imagética, que transforma continuamente os signos, os significados e os sentidos do contexto atual e histórico da seca, da angústia e da esperança do sertanejo que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas.

Sobre a Cia Caravan Maschera

Cia Caravan Maschera recebeu anualmente incentivos da Comunidade Europeia, do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, subvenções para a criação de seis espetáculos e a realização de projetos de criação coletiva e colaborativa na Itália, República Tcheca e em comunidades rurais e quilombolas do Estado de São Paulo.
Mantém, na cidade de Atibaia, o Território das Artes Caravan Mashcera, realizando na zona rural do bairro Jd. Maracanã, programação com espetáculos, oficinas de fotografia, cinema, teatro, teatro de bonecos, artes plásticas, apresentações de cinema e exposições.

Fonte: Funcaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais