Docente da FACAR vence prêmio da CAPES com sua tese de doutorado

Doutora Paula Menezes durante atividades de pesquisa em laboratório (Foto: arquivo pessoal)

No dia 01 de outubro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal (CAPES) divulgou o resultado da 15ª edição do Prêmio Capes de Teses, cujo intuito é reconhecer as melhores teses de doutorados, nas diversas áreas do conhecimento, defendidas em universidades brasileiras.

Com a tese “Tecnologias para estudo e tratamento da insuficiência renal venosa crônica: desenvolvimento de microambientes e abordagens nanotecnológicas” a doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e professora da Faculdade de Aracaju (FACAR), Paula dos Passos Menezes, foi premiada na área de Medicina I.

Coordenador do curso de farmácia da FACAR, Rafael dos Reis, celebra vitória da colega de profissão (Foto: Arquivo pessoal)

De forma simplificada, as doenças venosas crônicas são, por exemplo, as varizes, os inchaços e, até mesmo, as feridas com maior dificuldade de cicatrização. Nesse sentido, o estudo, desenvolvido em laboratórios da UFS e testado em pacientes do Hospital Universitário (HU), resultou numa tecnologia de tratamento para essas doenças. “Na segunda parte da tese eu desenvolvi meias compressivas, impregnadas com medicamentos, em que o paciente as usava, e isso facilitou a cicatrização das ulceras venosas. Além disso, a gente observou a redução da inflamação e, também, o clareamento da pele na região da ferida, algo que antes ainda não tinha sido observado em outros tipos de tratamento”, destacou a doutora.

Para Paula, esse prêmio, além de motivo de muito orgulho, é, também, um estímulo para que ela continue trilhando o caminho da ciência e da pesquisa. “Além da visibilidade ao meu trabalho, isso me incentiva, ainda mais, a continuar na pesquisa, mesmo diante das adversidades, e também, contribuindo na minha carreira de docente”.

Coordenadora geral da FASER/FACAR, Rosana Torres (Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, a professora e pesquisadora reforça como isso a inspira a encorajar os seus alunos do curso de farmácia da FACAR. “Quero mostrar a esses alunos o quanto é importante se dedicar aos estudos, que dedicação e foco é o segredo, pois acredito muito no potencial deles. Estar em sala de aula com eles é um compartilhamento de experiências técnicas, bem como de vida. Fico feliz de já ter formado turma, de eles me mandarem foto dos seus registros no conselho de farmácia, me agradecendo pelos ensinamentos”.

Esse prêmio tem sido comemorado também pela FACAR, instituição onde a doutora Paula trabalha e, por seu colegas de trabalho, já que mostra a importância de se ter um conjunto de bons profissionais, que atuem preocupados com o ensino e com a aprendizagem dos alunos, como destaca o coordenador do curso de farmácia da FACAR, Rafael dos Reis, “é uma honra ter no quadro de professores uma pesquisadora que sempre busca o melhor para a sociedade. O reconhecimento Nacional, além de ser um fator motivacional, comprova o quão engajada a professora Paula é nas atividades docentes e isso eleva o quadro de professores da instituição”.

Nesse sentido, a coordenadora geral da FASER/FACAR, Rosana Torres, ressalta a preocupação da instituição em oferecer uma estrutura, física e docente, com qualidade aos seus alunos, a fim de oportunizar ao mercado de trabalho, e à população, profissionais competentes. “As contribuições dessas duas parcerias: profissionais qualificados e boa estrutura física, somam nossas ações no sentido de fazer uma prática pedagógica transformadora, contribuindo para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidos nas nossas salas de aula, preparando o aluno para o futuro profissional”, conclui a coordenadora.

 

Fonte: Ascom Faser/Facar

 

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