Festejos de final de ano fortalecem economia e turismo em Aracaju
Ainda em novembro, foram acesas as primeiras luzes no Centro de Aracaju, dando início à programação do Natal Iluminado 2023, que contempla também a tradicional decoração do Parque da Sementeira, das Orlas da Atalaia e Pôr do Sol, calçadão do Porto Dantas e principais avenidas da capital, somando mais de 28 milhões de pontos de luz em toda a cidade, que ficarão acesos até o dia 6 de janeiro. Também em novembro foi anunciada a programação do Réveillon 2023, marcando a retomada da tradicional virada de ano após a pandemia.
Os festejos de final de ano se somam ao calendário de eventos da capital, movimentando a economia e o turismo durante todo o mês de dezembro. Secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga conta que este ano o calendário de eventos de dezembro está sendo bastante especial, pois marca o crescimento do Natal Iluminado e a retomada do Réveillon.
“É um momento muito importante para que possamos comemorar a vida. As festividades de final de ano estão sendo marcadas por muita alegria, trazendo resultados muito satisfatórios para a nossa economia. Além de atrair a população de Aracaju, estamos na alta estação, e a programação durante todo o mês atrai turistas do interior sergipano e de outros estados para conhecer as belezas da nossa capital”, destaca Jorge.
O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, reitera que o Natal Iluminado e o Réveillon fecham o calendário de eventos do ano, movimentando a economia local, além de projetar Aracaju no cenário nacional e internacional. “Os festejos de final de ano são realizados de forma conjunta, somando os esforços das diversas secretarias e dos parceiros da Prefeitura, para que os investimentos sejam transformados em renda para a nossa população”, salienta.
Natal Iluminado
A edição deste ano do Natal Iluminado teve início no dia 19 de novembro, com o acendimento da primeira etapa no Centro, que contempla as praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso. Realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), este é o sexto ano do evento, que conta com a maior iluminação de todas as edições, com 5,5 milhões de pontos de luz.
Com uma programação de 49 dias, o Natal Iluminado no Centro é marcado por shows, apresentações musicais de artistas locais e corais, projeções artísticas com temas natalinos na fachada do Palácio Museu Olímpio Campos, além de muito encanto com apresentações circenses e a parada “Um sonho de Natal”.
A tradicional decoração do Parque da Sementeira foi a segunda etapa do Natal Iluminado a ser apresentada à população, no dia 1º de dezembro. A ornamentação, viabilizada através da parceria da Prefeitura com a Energisa, conta com 198 elementos iluminados com mais de 7,5 milhões de lâmpadas LED.
Já a terceira etapa do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia, foi acesa no dia 6 de dezembro. No cartão-postal da capital foram instalados mais de 130 elementos de ornamentação, com uma árvore de 12 metros; 18 peças iluminadas de solo, com caixa de presente em 3D, letreiro iluminado, além de um corredor de luzes; além de 110 peças iluminadas nos postes da avenida Santos Dumont. Os Arcos da Orla também receberam ornamentação especial.
Réveillon 2023
A retomada do Réveillon marcará a virada do ano em Aracaju, com uma festa marcada pela diversidade de ritmos e estilos, para contemplar todos os públicos que se reunirão para confraternizar na areia da praia da Atalaia.
O Réveillon 2023 terá como atrações o sergipano Rafinha O Big Love; Jão, a revelação da música pop; o sambista Diogo Nogueira e Ninha da Bahia, que encerrará a festa com muito axé. Além das atrações musicais, o evento contará com o tradicional show pirotécnico e de queima de fogos.