Implantação de novas tecnologias na Saúde em Sergipe tem garantido mais celeridade na prestação de serviços aos usuários
Iniciativas do Governo do Estado, como teleorientação pediátrica, telemedicina e uso de aplicativos para acompanhamento de cirurgias, garantem fluxos mais céleres.
O Governo de Sergipe tem ampliado os acessos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos serviços prestados na rede estadual, investindo em um aliado fundamental: a tecnologia. O instrumento reduz as barreiras entre o paciente e o profissional de saúde, possibilitando um atendimento qualificado e resolutivo. As ferramentas tecnológicas se configuram como aliadas ao fluxo hospitalar presencial, otimizando cada vez mais a Rede Estadual de Saúde de Sergipe. Duas iniciativas que têm tido avaliação positiva da população são a plataforma de teleorientação na pediatria e o TeleNordeste.
Agora, os sergipanos podem ter orientações pediátricas direto com o profissional de saúde por uma plataforma. A teleorientação na pediatria atende crianças, desde recém-nascidos (RN) até menores de 13 anos. Os enfermeiros ficam disponíveis na sede da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), de domingo a domingo, das 7h30 às 22h, fornecendo orientações à população por meio de um sistema que permite que pais ou responsáveis sejam atendidos de casa, via videochamada.
Caso necessário, são indicadas as unidades de saúde mais próximas para atendimento presencial adequado ao paciente. Para ter acesso às orientações do programa, basta acessar a página do serviço (https://web-sergipe.meeds.com.br/), realizar o cadastro de pré-atendimento e aguardar ser atendido pelos profissionais.
Saúde e tecnologia mais perto
Com o intuito de levar os serviços por meio da tecnologia para mais perto das pessoas, de forma resolutiva e eficaz, Sergipe adere à telemedicina. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se engajou nessa modalidade de atenção à saúde, por intermédio do TeleNordeste, que funciona bem perto das pessoas, nas Unidades Básicas de Saúde.
O projeto proporciona aos sergipanos atendimentos com especialistas, conectando profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios com médicos especialistas de diversas áreas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, bem como enfermeiros e nutricionistas. A assistência ocorre na modalidade de Teleinterconsulta.
Sendo um projeto inovador no país, desenvolvido em Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), sendo executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, demandado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), com apoio do Conselho Nacional de Saúde (Conass).
Acompanhamento de forma simples
O maior programa de cirurgias eletivas do estado, o Opera Sergipe, também conta com um sistema informatizado. Após o cadastro concluído no programa, o paciente pode acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’, que possibilita a consulta, de forma simples e rápida, da situação atual do processo do paciente no programa.
O usuário pode receber, ainda, notificações quando houver qualquer atualização no andamento da solicitação. A pessoa pode, ainda, optar por ir à Unidade de Saúde acompanhar o procedimento ou, também, acessar o site https://regulacao.acone.com.br/cgi-bin/operasergipe_all.cgi.