Mais de 60% da iluminação pública de Aracaju já é feita por LED

Após sete meses de trabalho intenso, 62% do parque de iluminação pública de Aracaju já foi substituído por luminárias com a tecnologia LED. Essa importante modernização é parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju para preparar a capital para o futuro de forma inteligente e sustentável.

A troca das lâmpadas e as demais ações de melhoria da gestão da iluminação pública é fruto da Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida com a empresa Conecta Aracaju S/A, que fará a gestão da iluminação na cidade pelos próximos 13 anos, após vencer o leilão realizado na Bolsa Brasil Balcão, a B3, a bolsa de valores de São Paulo.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca que a substituição lâmpadas resultará em uma economia de mais de 40% dos gastos com a iluminação pública.

“Essa economia permitirá financiar a PPP da Iluminação, sem onerar os cofres públicos. As lâmpadas de LED têm uma vida útil maior, então, a longo prazo, teremos uma economia significativa, também, no processo de manutenção, com uma menor troca se comparado com as lâmpadas de vapor de sódio”, destaca.

Além da substituição das lâmpadas e das luminárias em toda a cidade, a PPP da Iluminação fará a iluminação cênica em 16 pontos turísticos e históricos de Aracaju. Os primeiros locais a receber o efeito especial foram os Arcos da Orla da Atalaia e a Colina do Santo Antônio, com acendimento das novas luzes nos últimos dias 26 e 27 de agosto.

“A instalação das lâmpadas de LED provocará uma mudança estética, deixando a cidade mais bonita. A iluminação estratégica dos pontos turísticos tornará a cidade ainda mais atrativa para os aracajuanos e para os visitantes que vierem conhecer a capital”, considera o secretário da Infraestrutura.

Segurança pública

Ferrari enfatiza que além dos benefícios econômicos, a troca das lâmpadas tradicionais por LED proporciona impacto significativo na segurança da capital. “Um dos fatores mais importantes para a segurança pública é a iluminação da cidade. Por isso que foi prioridade no processo de modernização começar a substituição das lâmpadas pelos bairros com maior índice estatístico de violência”, salienta o gestor.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, reforça que a melhoria da iluminação em áreas de maior risco, onde há estatísticas de ocorrência, como furtos e roubos, inibe a prática desses crimes.

“Em locais onde as pessoas tinham algum tipo de restrição para trafegar por causa da má iluminação, passam a ter uma segurança maior, pois os moradores conseguem sair de suas casas e encontrar as ruas iluminadas por LED. Assim conseguimos otimizar nosso patrulhamento ostensivo feito pela Guarda Municipal, direcionando para as áreas em que notadamente temos uma preocupação maior”, explica Silvio.

 Assistência à população

A modernização da iluminação pública de Aracaju qualifica ainda a assistência à população, com a oferta de quatro canais de comunicação para relatar problemas e solicitar reparos, como lâmpadas queimadas, risco de queda de postes, quebra de luminárias, entre outras ocorrências.

Através do aplicativo Conecta Aracaju, o cidadão pode solicitar reparos de forma simplificada. A resposta para as ocorrências acontece em 24h, 48h ou 72h, a depender da complexidade do caso. O aplicativo está disponível na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada).

Outro meio de solicitar reparos é através do portal Conecta Aracaju Cidade Iluminada (https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/), que segue o mesmo protocolo do aplicativo.

Além disso, existe também o telefone 0800 002 1743, disponível 24 horas, todos os dias da semana, e o ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais