Os sorrisos nas fotografias que ficarão de lembrança para o futuro refletem o encantamento dos turistas e aracajuanos que visitam o Natal Iluminado 2021, que conta com uma extensa programação de 49 dias de atividades e atrações que seguem até o dia 6 de janeiro.
Com tema “Magia e Renovação”, a edição deste ano do Natal Iluminado conta com mais de 15 milhões de pontos luminosos, que enfeitam o Centro da capital, o Parque da Sementeira, as Orlas da Atalaia, Pôr do Sol e do Porto D’Antas, além das principais avenidas de Norte a Sul da cidade.
A decoração deste ano alia a modernidade dos enfeites luminosos que encantam crianças e adultos, à tradição, com uma homenagem ao carrossel do Tobias, montado na praça Fausto Cardoso. Além da grande novidade desta edição: a parada “Um sonho de Natal”, desfile temático com artistas circenses e carros alegóricos que fazem um cortejo lúdico para acompanhar a locomotiva do Papai Noel pelas ruas do Centro.
Mãos dadas
Ao longo dos anos, durante o mês de dezembro, mais luzes foram se acendendo em Aracaju, fazendo com o que o Natal Iluminado se expandisse e se consolidasse como um evento aguardado pelos moradores e que atrai turistas e visitantes, consolidando a capital sergipana como uma das cidades que fazem parte do roteiro turístico natalino.
O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), Luiz Roberto Dantas, destaca que a ampliação do Natal Iluminado ao longo dos anos foi possível graças às parcerias estabelecidas pela Prefeitura de Aracaju. “De mãos dadas, através do apoio dos nossos parceiros, conseguimos avançar e este ano decoramos a capital da zona Norte à Sul, demonstrando a preocupação da Prefeitura de incluir todas as regiões da capital no Natal Iluminado. Além de oferecer a população shows, espetáculos e apresentações artísticas de forma gratuita”.
O Natal Iluminado 2021 conta com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), da Energisa, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae-SE), do Banco do Estado de Sergipe (Banese), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, da Caixa Econômica Federal, do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), da Maratá e do Cencosud.
O diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, elogia a união dos setores público e privado para a realização do Natal Iluminado. “É muito gratificante para a Energisa fazer parte dessa parceria, mais uma vez, ao lado da Prefeitura e da Fecomércio. Estamos renovando as nossas esperanças com relação a essa pandemia, que já vem sob controle, então, é com esse espírito de renovação, de perseverança, que acendemos as luzes, contribuindo para esse grande espetáculo que foi preparado para todos os aracajuanos e visitantes”, frisa.
Etapas e investimentos
A primeira etapa do Natal Iluminado, que consistiu na ornamentação das praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, além de outros pontos do Centro da cidade, foi anunciada na segunda quinzena do mês de novembro, fruto da parceria entre a Prefeitura e a Fecomércio. Foram investidos R$ 2 milhões no projeto decorativo dessa primeira etapa, que conta com 4,5 milhões de luzes.
Na segunda etapa do projeto, a Prefeitura decorou as principais avenidas da cidade: Beira Mar, Júlio César Leite (região do Aeroporto Santa Maria), Euclides Figueiredo, Ivo do Prado, Tancredo Neves, Hermes Fontes e o morro do Urubu. Além das orlas da Atalaia, Pôr do Sol e do Porto D’Antas.
Para a ornamentação do Parque da Sementeira, foram utilizados sete milhões de pontos de luz. O projeto conta com elementos flutuantes, como a árvore de Natal, de 12 metros, caixas de presentes e reis magos, além de uma casa do Papai Noel interativo, um presépio dourado e trenó com lâmpadas, simulando o movimento das renas. Entre os atrativos também se inclui a locomotiva do Papai Noel, cinco pórticos, dez árvores estilizadas e anjos em 3D. Ao todo, são utilizadas 850 peças decorativas.