Opera Sergipe e Enxerga Sergipe já restabeleceu a saúde de 20 mil

Opera Sergipe e Enxerga Sergipe já restabeleceram a saúde de mais de 20 mil sergipanos em um ano

Juntos, os programas do Governo do Estado já devolveram a qualidade de vida de diversos sergipanos que realizaram respectivamente cirurgias eletivas e oftalmológicas

A saúde dos sergipanos é prioridade e o Governo do Estado, por meio dos programas Opera Sergipe e Enxerga Sergipe, tem alcançado números expressivos. A prova disso são os 20.928 procedimentos realizados em um ano, que não somente restabeleceram a saúde das pessoas, como também possibilitaram que os beneficiados voltassem a executar tarefas simples do cotidiano que antes eram difíceis devido à patologia.

Ler um livro, pegar um objeto ou até caminhar pela rua deixou de ser um problema para os pacientes assistidos pelo Enxerga Sergipe. De responsabilidade do Governo do Estado e municípios sergipanos, o programa tem promovido celeridade na realização de cirurgias de catarata e pterígio, problemas que podem levar à perda de visão, caso não sejam tratados. Com isso, 5.439 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram a sua esperança renovada após realizarem suas cirurgias oftalmológicas.

O motorista José de Oliveira, 59 anos, foi uma das pessoas atendidas. Hoje, ele vive a alegria de poder enxergar de forma nítida. Seu José relatou que o processo até a realização de sua cirurgia foi muito rápido. “Como motorista profissional, a visão turva e embaçada estava me impedindo de trabalhar e, consequentemente, prejudicando a minha renda. Mas agora, depois da cirurgia de catarata, estou livre desse problema”, contou.

E o Enxerga não é o único programa de sucesso do Governo do Estado, o Opera Sergipe também vem alçando números significativos. E mais, o programa veio para ficar e reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos eletivos. A iniciativa já contemplou 15.489 sergipanos em um ano de execução. Os números mostram que o Opera é o maior programa de cirurgias eletivas de Sergipe.

Para colocar o Opera Sergipe em prática foram investidos mais de R$ 56 milhões, divididos em três fases. A primeira fase do programa segue realizando cirurgias eletivas de histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperineoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigastrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral) e hernioplastia recidivante.

A merendeira Joseli Santos Cardoso, de 49 anos, passou pelo procedimento de histerectomia no Hospital e Maternidade Santa Isabel, pelo Opera Sergipe. Durante muitos meses, fortes dores e sangramentos fizeram parte de sua rotina, até ser diagnosticada com pólipos no útero e informada sobre a necessidade de realizar a cirurgia de histerectomia total. “Como eu não tinha condições de realizar a cirurgia no momento, minha médica me indicou esse programa do Governo do Estado que realiza as cirurgias gratuitamente. Dei entrada em menos de duas semanas fui chamada, fui operada e muito bem atendida”, relatou a paciente.

Os investimentos, planejamentos e execuções vêm sendo a base do sucesso dos dois programas do Governo do Estado, que evidenciam o compromisso com a população em resgatar diariamente o bem-estar do povo sergipano e a qualidade de vida na realização de procedimentos de baixa e média complexidade.

Passo a passo
Para ser atendido pelo programa Opera Sergipe, o paciente deve fazer o cadastro em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um dos hospitais credenciados do programa, ir à consulta e, a partir da necessidade do diagnóstico médico, sua cirurgia será agendada pelo hospital.

É possível acompanhar todo o processo pelo site ou pelo aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistemas IOS e Android. Após o cadastro concluído, o paciente será submetido ao procedimento em até 60 dias, a partir da data de inserção no cadastro do programa.

Já para ter acesso ao programa Enxerga Sergipe o paciente precisa ser diagnosticado com catarata por um médico oftalmologista e procurar a Secretaria da Saúde da cidade em que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais