Programa Ver a Vida reduz em 80% fila de consultas

Programa Ver a Vida reduz em 80% fila de consultas oftalmológicas em Aracaju

 

Tempo de espera dos pacientes, que antes ficava entre oito meses a um ano, reduziu para 30 dias. Cerca de 30 mil aracajuanos já foram atendidos

Desde a implantação do programa ‘Ver a Vida’, em abril deste ano, até o final de julho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já atendeu 28.768 aracajuanos que estavam na fila de espera para consultas, cirurgias e procedimentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Nos quatro meses de atendimento, houve uma redução de mais de 80% da fila de espera e o atendimento de novos pacientes que ainda não estavam cadastrados antes do início do programa.

Por causa da pandemia da covid-19, houve um aumento significativo do número de pessoas que necessitavam de atendimento oftalmológico. Antes da implantação do programa, havia uma demanda reprimida de cerca de 6 mil consultas e de 18 mil procedimentos represados em fila de espera. Com o início dos serviços do ‘Ver a Vida’ nos consultórios itinerantes, esse número caiu para menos de dois mil, e o tempo de espera, que antes era de oito meses a um ano, agora é de, no máximo, 30 dias.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que parte significativa do público que necessitava de atendimento oftalmológico era de pessoas idosas, o que aumentou de forma significativa a fila de espera.

“O ‘Ver a Vida’ foi criado para zerar a fila, tanto de consultas quanto de procedimentos oftalmológicos. Os resultados nesses primeiros quatro meses do programa são muito satisfatórios. Conseguimos diminuir o tempo de espera, atender a população e devolver a qualidade de vida para quem já estava com a visão comprometida”, comemora Waneska.

A diretora de inteligência em saúde da SMS, Ana Régia de Andrade, comenta que o ‘Ver a Vida’ é um marco para a saúde pública em Aracaju. “A oftalmologia é uma área de grande demanda, não só no SUS, mas nas redes particulares também. Conseguir rodar isso e diminuir as filas de espera, é muito importante”, destaca.

Atendimento qualificado

A expectativa inicial da Prefeitura era zerar os casos cirúrgicos em até oito meses. Mas devido ao sucesso do programa, esse prazo pode ser antecipado. Segundo a diretora de inteligência, são agendadas 950 consultas por semana. Por mês, tem sido realizada uma média de 700 procedimentos cirúrgicos de catarata e 600 exames de mapeamento de retina, só para citar alguns dos procedimentos realizados pelo ‘Ver a Vida’.

Ana Regia explica que a gestão recebe cerca de duas mil solicitações de consultas oftalmológicas por mês, no entanto, não havia prestadores suficientes para atender toda a demanda. “Com o ‘Ver a Vida’, conseguimos uma forma de acabar com a fila, marcando as consultas em grande quantidade. Com as duas carretas e um caminhão volante, nós conseguimos ter uma oferta suficiente para abarcar a demanda”, acrescenta a diretora.

Os pacientes das consultas e cirurgias do ‘Ver a Vida’ são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após passar pela consulta inicial, se for identificada a necessidade de atendimento especializado ou de algum procedimento cirúrgico, o paciente é encaminhado para o programa, entrando na fila de espera.

Waneska enfatiza que para manter o sucesso do programa é necessário que a população compareça na data agendada. “Quem, por algum motivo, não puder comparecer, deve avisar com antecedência, para que possamos convocar outra pessoa da fila, garantido a celeridade do atendimento”, orienta a secretária.

Mudança de vida

Com o avanço nos atendimentos, são muitas as histórias de aracajuanos que puderam recuperar a qualidade de vida após as cirurgias realizadas pelo programa. O aposentado José Cícero Ferreira precisou operar os dois olhos por causa da catarata e conta que agora está conseguindo enxergar bem.

“Antes estava vendo tudo embaçado, atrapalhava para fazer as coisas. Fiz primeiro a cirurgia do olho direito, depois do olho esquerdo. O atendimento foi joia, recebi tudo o que precisava de graça: os óculos, o colírio”, afirma ele enquanto aguarda para fazer a última revisão com o oftalmologista do programa.

A dona de casa Antônia Santos Neto já operou o primeiro olho de catarata e já está com a próxima cirurgia agendada. “Minha visão estava muito ruim, agora eu tiro os óculos e vejo o mundo todo. Não precisei esperar muito, logo me chamaram para a fazer a primeira cirurgia. Fui bem cuidada”, relata.

Telefone para dúvidas

Para quem precisa tirar alguma dúvida sobre consultas e exames do ‘Ver a Vida’, está disponível o telefone (79) 99653-2323, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Para as dúvidas de marcação, agendamento e encaminhamento, é necessário que o usuário compareça pessoalmente à Unidade Básica de Saúde (UBS).

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