13 de Julho: ponto de descarte irregular de lixo vira jardim

A transformação do espaço, localizado nas proximidades do ginásio Constâncio Vieira, teve início nesta terça-feira, 9 (Foto: Felipe Goettenauer)

Carrinhos de mão, vassouras, inchadas, terra e plantas. Este foi o cenário encontrado pelas pessoas que circularam pela avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho, nesta terça-feira, 9. Através das equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju iniciou a transformação da paisagem de mais um ponto de descarte irregular na capital. O lugar antes ocupado por lixo e entulho ganhou novas cores por meio da intervenção de paisagismo.

A transformação do espaço, localizado nas proximidades do ginásio Constâncio Vieira, teve início logo nas primeiras horas da manhã. Para o processo de construção do jardim, os agentes limparam a área com o auxílio de uma máquina pá carregadeira. Na sequência, os pneus antes abandonados pela cidade, foram usados como jardineiras para as mudas ornamentais provenientes do horto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). “Neste projeto estamos utilizando plantas ornamentais que possuem o sistema radicular mais raso e que são mais resistentes a pragas e ao clima quente, como a dracena tricolor. Tudo é feito de forma planejada para tornar o ambiente urbano mais humanizado”, explicou a coordenadora de Paisagismo da Emsurb, Kamila Santana.

Para o diretor de Operações da empresa municipal, Bruno Moraes, além de deixar a cidade com um colorido diferente, a iniciativa também contribui com a harmonização dos espaços públicos e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida da população. “O compromisso com a qualidade da limpeza pública na cidade de Aracaju acontece desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, através da regularidade da coleta domiciliar de lixo e também com a redução dos pontos de descarte irregular, por meio de ações educativas e transformações com paisagismo como acontece em outras 75 áreas da capital”, enfatizou.

A diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Juciene Maria Santos de Jesus, elogiou o trabalho feito pela administração municipal para combater o descarte irregular. “Esse local trazia muitos transtornos para todos nós, pois servia como abrigo para insetos e outros pequenos animais transmissores de doenças. Por isso, só temos que comemorar mais uma iniciativa da gestão do município para manter a limpeza pública, não só nesta localidade, mas em toda a cidade, trazendo inúmeros benefícios para as comunidades”, enfatizou.

O funcionário público Ricardo Gama acredita que essas iniciativas são mais eficazes no combate ao descarte irregular e enfatiza que a população pode ajudar a manter limpo. “Com esse paisagismo as pessoas se sintam inibidas em destruir a beleza que as plantas trazem ao local. A Prefeitura está fazendo a parte dela, cabe aos moradores contribuírem fazendo o descarte dos seus resíduos corretamente”, disse o funcionário público que passa frequentemente pela região.

Os serviços serão concluídos nesta quarta-feira, 10, com a pintura dos pneus.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais