Os Correios comemoram anualmente, em 1º de agosto, o dia do Selo Postal Brasileiro. Nesse dia, em 1843, entrava em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de ‘Olhos-de-boi’. Em Sergipe, as comemorações acontecem com a exposição de selos: Brasil 500 anos do Descobrimento e História dos Jogos Olímpicos, na primeira quinzena de agosto, no hall da Agência Central. No dia 22, ainda dentro da programação será realizado o Seminário Filatélico, no auditório ‘Zózimo Lima’, Edifício Sede dos Correios. Quadra de selos vencedora do Prêmio Aziago de 2000
O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento. O país criador do selo foi a Inglaterra, que lançou o Penny Black em 1º de maio de 1840.
Os selos acabaram se tornando pequenas obras artísticas, que, no Brasil, já ganharam vários prêmios. No Dia do Selo ressaltamos não apenas a história do selo postal brasileiro e seu importante papel na divulgação dos fatos nacionais relevantes; mas, também, os vários prêmios que essas pequeninas obras de arte têm conquistado, como o Prêmio Internacional São Gabriel, com o Bloco “São Gabriel – Padroeiro dos Correios”, de 1973, e com os selos “Dia Nacional de Ação de Graças”, de 1976 e de 1989. Outro destaque é o Prêmio Asiago, considerado o Oscar da Filatelia, conquistado pelas emissões “Imprensa – Homenagem a Hipólito da Costa”, de 1974, “Folguedos Populares”, de 1981, “Literatura de Cordel”, de 1986 e, em 2000, à Quadra de selos “Parques Nacionais – Prevenção a Incêndios Florestais”. Um prêmio também importante foi conquistado na China, em 2006, com o Bloco Piracema, considerado o Melhor Selo Estrangeiro.
Os Correios, visando popularizar o selo postal, querem torná-lo mais atraente para o colecionismo. Para isso, vem lançando selos impressos com técnicas associadas à concepção gráfica moderna como microletras, odores, tintas e vernizes especiais, alto relevo e, também, resgatando técnicas tradicionais, como o talho-doce. Hoje, a Filatelia tem cerca de 30 milhões de adeptos, movimentando aproximadamente US$ 16 bilhões por ano em todo o mundo.