3° período do defeso:bares estão preparados

Começou ontem, 20, a terceira e última etapa do defeso do caranguejo Icá e durante os dias de fiscalização efetiva, ninguém poderá a capturar, transportar, , industrializar e comercializar  a espécie nos estados da região nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,

Cícero diz que a população está consciente(Fotos: Portal Infonet)
Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia). Quem for flagrado em alguma destas ações poderá receber uma multa que pode chegar a R$ 100 mil, dependendo da quantidade de crustáceos.

Com o início da terceira etapa os donos de bares dizem que hoje não sofrem com a falta do crustáceo nesse período, já que se preparam antes do defeso para garantir o estoque.

Segundo o gerente Cícero Alves todo o estoque foi declarado ao Ibama. “A gente tem que declarar não só o caranguejo, como também o que temos de catado e de patinhas. Depois disso a fiscalização vem até aqui para conferir se tudo foi declarado de maneira correta”, explica.

Defeso termina dia 25 de março
Cícero ainda relatou que durante o defeso os clientes também entram no clima da preservação do crustáceo. “Não sentimos a falta do caranguejo. Acho que todos já estão acostumados e entendem que é preciso garantir a espécie. O que a eu percebo é que até os clientes diminuem na quantidade de consumo, Acabam substituindo por outra coisa”, salienta o gerente.

Quem afirmou não sentir queda nas vendas durante o período do defeso foi o gerente Luciano Santos. “A gente acaba estocando muito mais, já prevendo esse período. Aqui no bar não houve queda nas vendas e estamos mantendo a demanda dos clientes

Defeso

Luciano diz o defeso que não afeta as vendas
O defeso é conhecido popularmente pelos pescadores como período de “andada”, quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelos manguezais para o acasalamento e liberação dos ovos.

O defeso acontece todos os anos, de janeiro a março, e tem como finalidade garantir a preservação da espécie caranguejo-uçá (Ucides cordatus). Este ano, no entanto, aconteceu em três períodos duplos: o primeiro de 5 a 10 de janeiro e de 20 a 25 de janeiro; o segundo, de 3 a 8 de fevereiro e de 19 a 24 de fevereiro e o terceiro período de 5 a 10 de março e de 20 a 25 de março.

Por Alcione Martins

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais