Cerca de 700 famílias de pescadores foram prejudicadas com as mortes dos peixes na Prainha do Bom Jesus, município de Laranjeiras. Segundo o presidente da Colônia Z14 do Município de Laranjeiras, José Carlos Santos, mais conhecido como Sobó, a mortandade dos peixes começou no último domingo, 5, por volta das 15h quando os moradores da região perceberam os peixes boiando. Cerca de três toneladas de peixes recolhidos
Sobó conta que cerca de 180 pessoas, entre pescadores e moradores da região, estão ajudando os funcionários da Petrobras no recolhimento dos mariscos. Ele informa ainda que a empresa disponibilizou três lanchas e 90 embarcações artesanais para ajudar na coleta. Os voluntários estão recebendo R$70 por dia para ajudar.
A ação começou na terça-feira, 7, e já foram recolhidas mais de três toneladas de animais mortos. O pescador João Márcio dos Santos, desabafa e conta que não sabe o que vai fazer sem o sustento que ganha com a comercialização dos peixes. “Geralmente eu pesco a semana inteira para no sábado vender os peixes na feira. E agora? Vou ganhar dinheiro como?”. Coleta tem a ajuda de 180 pescadores e moradores da região
João acrescenta que os raros peixes que são encontrados vivos, os pescadores não tem coragem de comer ou vender, já que ninguém sabe se a água do Rio está poluída ou não. Os peixes coletados são colocados em uma caminhonete da Petrobras e levados para a Fafen, onde são encaminhados para uma área conhecida por ”bota-fora”. Segundo João, nessa área é cavada uma valeta para jogar os peixes.
José Santos espera indenização da Petrobras
Tanto João quanto Sobó esperam poder voltar às suas atividades o mais rápido possível. Porém, afirmam que vão entrar com uma ação pedindo indenização da Petrobras. “ Já que não podemos trabalhar e sem trabalho não há sustento, vamos entrar com esse pedido”, ressalta Sobó.
Culpa?
Até agora o Ibama não sabe o que teria provocado a mortandade dos peixes. Por conta da proximidade da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen) com rio onde ocorreram as mortes, cogita-se a possibilidade da contaminação ter sido provocada por dejetos da unidade da Petrobras instalada em Laranjeiras.
Em nota oficial divulgada na última terça-feira, a Petrobras comunicou que a empresa está atuando em conjunto com os órgãos ambientais na investigação das causas que levaram à mortandade de peixes.
Por Mariana Rocha e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B