![]() |
Trabalhadores se concentraram na Praça Fausto Cardoso (Fotos: Portal Infonet) |
Trabalhadores do Campo tomara as ruas do Centro de Aracaju na manhã desta quinta-feira, 21, para o 7º Grito da Terra Sergipe. Com o tema “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”, a mobilização que também é nacional, tem o objetivo de reivindicar polícias públicas para a melhoria de vida do homem do campo.
A secretária de Políticas para Mulheres para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase), Givaneide Lima, os trabalhadores tem uma pauta composta de diversas reivindicações. Ao todo, são 38 itens.
![]() |
Givaneide Lima fala das reivindicações dos trabalhadores |
“Queremos segurança pública para o homem do campo, uma campanha de combate à violência contra e pessoa idosa, a garantia da fiscalização de forma unificada no meio rural com as polícias rodoviárias estadual e federal, o fortalecimento de agricultura familiar e distribuição de sementes na época certa, pois não adianta chegar semente de má qualidade. Temos que garantir nossa alimentação com sementes que não sejam poluídas”, resume Givaneide.
O evento também contou com a participação de diversas mulheres que aproveitaram a oportunidade para convidar as demais para a Marcha das Margaridas, mobilização nacional, marcada para os dias 11 e 12 de agosto, com objetivo identificar os problemas e buscar soluções para o público feminino.
![]() |
Ato reuniu pessoas de todos os municípios |
“Para a marcha nacional pretende levar 100 mil mulheres de todo o país e para que isso aconteça é preciso uma mobilização estadual. Então, nesse evento tínhamos que trazer a pauta da mulher, a Ala das Margaridas com diversas reivindicações, entre elas, que a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres tenha autonomia e seja desmembrada da Secretaria de Direitos Humanos. A gente tinha uma secretaria que dava exemplo e hoje as mulheres estão padecendo sem atendimento”, revela Givaneide.
Ato
O 7º Grito faz parte da semana nacional de lutas e negociações do 21º Grito da Terra Brasil. Com o mesmo lema “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”, A Fetase busca integrar o ato às demais mobilizações do Brasil provocadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B