A programação do I Fórum do Idoso, promovido pela Caixa de Assistência da OAB (CAASE), reuniu profissionais, representantes de associações, acadêmicos e a comunidade de um modo geral para uma abordagem sobre políticas públicas e convivência com idosos. Cuidado com acamados e abandonos de idosos foram temáticas discutidas na tarde desta quarta-feira, 23.
Para a presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, Lenieverson Santana, as experiências acompanhadas na última Conferência da Pessoa Idosa, em Itabaiana, trouxeram a necessidade do debate, tendo em vista que o cenário atual ainda é crítico. “Abandonos de idosos deixados em hospitais e postos de atendimentos são exemplos dos casos acompanhados pelo DAGV”, diz.
Além da relevância do assunto, a presidente enxerga no evento a oportunidade de cobrar o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa. “É uma oportunidade de ampliarmos a discussão e fazer a cobrança para que os direitos do idoso sejam respeitados”, pontua.
A geriatra Juliana Silba reforça a importância de respeitar e seguir as orientações necessárias para manter a rotina de um idoso acamado. “Temos muitos idosos que vivem acamados por várias razões e essas situações o transformam em pessoas mais fragilizadas, sendo preciso um cuidado ainda maior”, ressalta.
por Juliana Melo e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B