
Um abatedouro de aves, localizado no bairro Santa Terezinha, em Lagarto, foi interditado na manhã desta terça-feira, 27, diante de diversas irregularidades. O local foi denunciado pela vizinhança à Vigilância Sanitária.
O empreendimento realiza atividades de abate, sangria, depenagem, evisceração e limpeza de aves, gerando resíduos líquidos e sólidos, com elevada carga orgânica. Segundo a Prefeitura Municipal de Lagarto, após o acionamento, os órgãos de fiscalização realizaram uma inspeção no estabelecimento na última quarta-feira, 21. A ação contou com a presença das secretarias de Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac) e da Saúde (SMS).
Ao verificar o espaço, a equipe encontrou diversas irregularidades, como o despejo de dejetos líquidos diretamente na rede pública de esgoto, sem qualquer tipo de tratamento prévio; presença de sangue, gordura, restos orgânicos e odores fortes no sistema de drenagem; ausência de sistema de tratamento de efluentes, tais como caixas de gordura, decantadores ou lagoas de estabilização; condições sanitárias insatisfatórias no ambiente interno e externo, com acúmulo de resíduos orgânicos, atração de vetores (insetos e roedores) e risco à saúde pública; ausência de controle adequado de limpeza e desinfecção das áreas de processamento e risco de contaminação do solo, da rede de esgoto e de corpos hídricos próximos.
O responsável pelo empreendimento acompanhou o processo e foi orientado a adotar as medidas corretivas necessárias à regularização das atividades, conforme a legislação sanitária e ambiental, de maneira que o espaço possa estar apto ao retorno do trabalho, sem prejudicar a comunidade.
por Carol Mundim
*Com informações da Prefeitura Municipal de Lagarto
