ABRAz Sergipe celebra 12 anos de ações voltadas para idosos

A ABRAz fará uma live neste ano para comemorar a data. (Foto: Ascom/ABRAz)

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) celebra na próxima sexta-feira, 21, 12 anos de fundação da instituição no Estado de Sergipe. A data marca o início dos trabalhos em favor do público idoso, especialmente os fragilizados pela demência, e dos seus familiares e cuidadores. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de reunir pessoas presencialmente, a ABRAz fará uma live para comemorar a data.

O evento será realizado na plataforma Google Meet, dia 21 de maio, às 19h. A live contará com a participação de diretores da instituição, profissionais voluntários, cuidadores familiares, idosos atendidos, patrocinadores, dentre outras pessoas que contribuem nas ações da ABRAz Sergipe.

Também haverá o espaço para que a população tire suas dúvidas sobre a instituição, assim como para aqueles que já conhecem o trabalho realizado pela ABRAz. Para participar, o interessado deve acessar o link https://bit.ly/2Rpp6xc.

12 anos de fundação

Fundadora da ABRAz Sergipe e atual presidente da instituição, a neuropsicóloga Maria Suzana Souza destaca que nos últimos anos a ABRAz, que é uma instituição científica, tem desenvolvido diversas ações que visam melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, seja ela diagnosticada com Alzheimer ou não.

Ela informa também que, além dos idosos, a instituição estende seu trabalho aos familiares e cuidadores que, pelo seu envolvimento diário no atendimento aos pacientes, acabam também sem condições de buscar seus direitos. “Nestes 12 anos a ABRAz tem procurado dar o máximo possível de assistência ao paciente com algum quadro de demência, assim como seus familiares. É um trabalho extremamente importante na informação, no apoio, na estimulação da memória do paciente, assim como do familiar que quase sempre se sente muito sobrecarregado nessa atenção”, explica a presidente.

Suzana detalha que a ABRAz é uma ONG que oferece inúmeras ações gratuitas, dentre elas, a aplicação do Mini Exame do Estado Mental para pessoas a partir dos 40 anos, que serve para avaliar a função cognitiva da população. Também são desenvolvidas ações como: Grupo de apoio e estímulo cognitivo para o idoso; Grupo de apoio informativo para idosos, familiares e cuidadores; Apoio jurídico; Curso de informática para idosos; Oficinas, debates e palestras; Passeios de integração, dentre outras.

“Realizamos trabalhos que buscam estimular as funções de memória, atenção, concentração e até mesmo a linguagem. Algumas dessas ações são presenciais e tiveram que ser paralisadas por conta da pandemia, mas permanecemos com as orientações virtualmente. Estamos de braços abertos, não somente para o idoso com demência, mas para o idoso que quer ter uma sobrevida mais saudável e envelhecer com boa memória”, informa Maria Suzana.

Como se associar?

Para participar das atividades da ABRAz Sergipe é necessário que o interessado se associe à instituição.  Para se associar, ele deve procurar a ABRAz através dos telefones (79) 3042-2056 /999758256. Por determinação do Ministério Público, no ato da inscrição é necessário o pagamento de uma taxa mínima de R$25. A obrigatoriedade é somente na inscrição.

Dúvidas podem ser sanadas por meio dos telefones citados acima ou das páginas da ABRAz Sergipe no Instagram e no Facebook.

A ABRAz Sergipe fica localizada no Centro Médico Odontológico, 510, Sala 403, bairro São José, Aracaju.

Fonte: Ascom/ABRAz

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais