Ação de vândalos prejudica atendimento em posto de saúde no bairro Industrial

Vândalos tentam cortar a energia para invadir o prédio (Fotos: Portal Infonet)
A ação de vândalos se repete em diversos prédios públicos da capital. Um dos que mais sofrem além das escolas, são as unidades básicas de saúde que mesmo com certo aparato de segurança tem fios de energia roubados, sedes invadidas e equipamentos roubados. A Unidade de Saúde da Família Dona Jovem no bairro Industrial é um dos casos mais recentes. Nos dias 8 e 18 deste mês a unidade teve de suspender o atendimento à comunidade por conta da falta de energia ocasionada pelo roubo de fios de eletricidade.

“Na última sexta-feira, os vândalos tentaram novamente arrancar os fios da caixa de energia do posto de saúde. E à noite, adolescentes estavam vindo usar drogas aqui na área do jardim no posto, já avisamos à polícia sobre isso”, conta a gerente e da unidade Gilziane Araújo dos Santos.

Ação começa pela caixa de energia que teve toda a fiação reposta
A gerente da Dona Jovem contou um dos maiores problemas na falta de energia são as vacinas que podem estragar sem refrigeração. “As vacinas em um caso deste tem de ser transportadas para uma outra unidade, pois caso contrário podem estragar por falta de refrigeração, após contabilizar o prejuízo que inclui a queima de diversas lâmpadas, iremos prestar um boletim de ocorrências ainda nesta segunda-feira”, revela.

Por conta desses problemas, a gerência da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem vai reunir conselheiros de Saúde para planejar estratégias de mobilização dos moradores do bairro Industrial em defesa do patrimônio público.

Gilziane afirma que prejuízo de roubos é muito grande
A mobilização está prevista para o início do mês de março. “Estamos bolando uma campanha educativa através de palestras aqui na unidade para que a comunidade tenha consciência de preservar o posto. Os cabos são muito caros e o dinheiro empregado na substituição poderia ser revertido em outras coisas. Inclusive quando houve esses roubos, tiveram que substituir várias lâmpadas que queimaram”, afirma.

Por Bruno Antunes

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais