Ação do Governo de Sergipe

O Governo de Sergipe protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal – STF – pedindo o ressarcimento de R$ 331 milhões à União. Esta quantia, segundo o governo estadual, refere-se à parcela de 20% de duas contribuições arrecadadas pelo Governo Federal (Cofins e CSSL) que foram desvinculadas da seguridade social, seu destino original. A União não divide com Estados e municípios o que arrecada de contribuições, apenas o que obtém com impostos.

O Governo do Estado alega que, como o governo separou 20% dessas contribuições para usá-los livremente, esse montante passa a ser caracterizado como Imposto de Renda. Neste caso, a arrecadação deve ser dividida entre União, Estados e municípios. Caso o Supremo concorde com a alegação, a União perderá milhões de reais para os Estados, que há anos reivindicam participação na arrecadação das contribuições. (Transcrito de “O Globo”, edição de 6ª feira última).

Por Ivan Valença
 
 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais