
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) identificou irregularidades em uma granja que faz a criação de aproximadamente 1.200 porcos no município de São Cristóvão, na Região Metropolitana. A fiscalização ocorreu após denúncias da população.
Segundo a Adema, a equipe de fiscalização esteve no local e identificou mau cheiro e barulho vindos do empreendimento, que possui licença para a atividade, mas descumpriu condicionantes diversas na operação. Os responsáveis serão autuados pelas infrações ambientais cometidas e terão entre 30 e 60 dias de prazo para realizar adequações.
Segundo o fiscal Higor Barreto Rodrigues, médico-veterinário da Adema, as condições observadas no espaço não atendem aos padrões mínimos de higiene. “Encontramos um ambiente bem sujo, com os animais vivendo na lama, além de fezes e urina em contato com o alimento. Não é correto para uma granja, que deve primar pela boa higiene para evitar a presença de moscas, como constatamos”, explicou.
O fiscal destacou ainda a necessidade de mudanças na forma de alimentação. “Eles ainda realizam a mistura manualmente e colocam os grãos no chão, atraindo roedores, moscas e outros animais, além da presença de cachorros e gatos no ambiente, o que não é ideal”, completou.
Entre os muitos pontos que devem ser readequados, estão a higienização das baias, principalmente onde ficam reprodutores, matrizes, animais em crescimento e engorda; e o pé direito das baias, que deve ser ampliado, melhorando o conforto ambiental dos animais.
Com informações da Adema