Adema pede adequações em matadouros de cinco cidades

Quase todos os matadouros não possuem frigorífico (Foto: Arquivo FPI)

A Administração Municipal de Meio Ambiente (Adema) notifica nesta terça-feira, 1º, mais cinco prefeituras para que façam adequações dos seus matadouros. Os prefeitos das cidades de Ribeirópolis, Itabi, Macambira, Nossa Senhora da Glória e Salgado terão 30 dias de prazo para corrigir as irregularidades.

Caso as adequações não sejam cumpridas no tempo estabelecido, as administrações municipais serão multadas e os matadouros interditados. O valor da pena pode variar de R$ 50 a R$ 150 mil para cada prefeitura. Na última quinta-feira, o município de Itaporanga também foi notificado e o prazo para readequação está em vigor.

De acordo com informações da Adema, os matadouros municipais dos cinco municípios não possuem licença operacional. “Os locais apresentam diversos problemas estruturais, não possuem câmaras frigoríficas, o abatimento não é humanizado e o descarte dos dejetos dos animais é irregular”, diz o diretor técnico da Adema, Fausto Leite, que vem conversando antecipadamente com cada prefeito.

Essas notificações da Adema são resultados de investigações e de várias audiências públicas realizadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). “Quase todos os municípios já foram notificados pelo MPE, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas não estão cumprindo. Essa decisão não é algo novo, mas um assunto que vem repassando de administração para administração, mas agora é necessário se adequar”, explica.

Fausto Leite informa que os matadouros não possuem licença operacional

O prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Nascimento, informou que o matadouro continua atendendo a cidade e também ao município de Monte Alegre. Ele disse que está aguardando a determinação do MPE de como deverá proceder com o local.

“A última fiscalização ocorreu no fim de 2017 e estamos esperando a determinação do MPE e da Vigilância Sanitária. Se é para colocarmos mais alguns equipamentos ou outro procedimento”, diz o prefeito, confirmando que o local não tem frigorífico.

A equipe do Portal Infonet também tentou contato com os prefeitos dos municípios de Itabi (Manoel Oliveira), de Ribeirópolis ( Antônio Passos), de Salgado (Duilio Siqueira) e de Macambira (Luciano Machado), mas não teve êxito.

A assessoria de comunicação do prefeito de Salgado ficou de averiguar as informações e encaminhar resposta, mas até o momento do fechamento da matéria não recebemos os dados.

A redação do Portal Infonet continua à disposição dos prefeitos no e-mail jornalismo@infonet.com.br ou (79) 2106-8000.

por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais