Adolescentes fogem da Unidade Socioeducativa em Aracaju

Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Fotos: Portal Infonet)

Sete adolescentes fugiram da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), anexo ao centro de Atendimento ao Menor (Cenam) na manhã desta quinta-feira, dia 12.

Os adolescentes conseguiram escapar da ala 02 da USIP. De acordo com o agente da Unidade, Carlos Henrique, os jovens simularam uma rebelião por volta das 8h30 da manhã e no momento em que os agentes se deslocaram até a ala, foram surpreendidos pelos adolescentes. “Com a ajuda do portão, que eles conseguiram serrar, deram um golpe e conseguiram sair livremente da ala tendo acesso ao pátio. Assim que saíram, eles subiram até o telhado e escaparam”, conta.

Ele ainda relata que devido as alas 5 e 6 estarem em reforma, os internos dessas alas tiveram que serem distribuídos nas demais unidades. “As alas estão superlotadas por conta da reforma e juntos, eles tentam fugir da Unidade", diz.

Uma operação foi montada, mas nenhum adolescento foi apreendido

No momento das buscas, policiais receberam a informação de que três adolescentes, dos sete que fugiram, estariam escondidos em um matagal próximo a Universidade Federal. Uma operação foi montada na região, com o apoio de diversos setores da polícia, mas nenhum adolescente havia sido apreendido.

A direção da Fundação informou que três internos já foram encontrados e reencaminhados à Usip na tarde desta quinta-feira, dia 12.

Fundação

Em nota, a Fundação explica que "Equipes da Coordenadoria de Segurança Externa da Fundação Renascer com o apoio do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) estão mobilizadas nas buscas para apreensão dos cinco adolescentes que escaparam da Ala 1 da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip).

Segundo informações da direção da unidade, o fato aconteceu por volta das 9 horas de hoje, dia 12. Os adolescentes se aproveitaram do momento em que os agentes socioeducativos iniciavam a retirada de internos da Ala-2 para os atendimentos técnicos de rotina, para retirar uma das portas internas da Ala 1 e fazer um buraco na parede. Em seguida, eles conseguiram chegar até o telhado da unidade e fugir através da área da Academia de Polícia Civil (Acadepol). No momento do ocorrido sete agentes socioeducativos, sendo um deles o coordenador de segurança, trabalhavam no plantão. Na unidade estavam internados provisoriamente 54 adolescentes, sendo que 13 deles estavam na Ala-1.

A Fundação Renascer tem atuado de forma efetiva nas ações de ressocialização, propiciando aos socioeducandos o acesso ao ensino formal, cursos profissionalizantes e atividades esportivas e culturais. No entanto, a proximidades de festejos, a exemplo do Pré Caju, acaba instigando os adolescentes a tentar escapar das unidades de internação.

OBS: A matéria foi alterada às 14h10 para o acréscimo da nota enviada pela Fundação Renascer

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais