Advertência para motoristas infratores

Se depender do vereador de Aracaju Fábio Henrique de Santana (PDT), os motoristas que praticarem alguma infração de trânsito de natureza leve ou média, e que não sejam reincidentes nos últimos doze meses, passarão a ser advertidos por escrito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em vez de multados. Na manhã de hoje, o parlamentar apresentou projeto de lei que determina que o órgão institua este tipo de penalidade educativa.

 

O vereador afirmou que a proposta é baseada no Código de Trânsito Brasileiro (artigo 267) e na própria Constituição Federal (inciso XII do artigo 23). Segundo ele, ambos prevêem que o município pode estabelecer e implantar políticas de educação para segurança no trânsito, entre elas a advertência por escrito. Fábio Henrique também afirmou que o principal papel da Superintendência é educar o cidadão para o trânsito e não ter caráter “arrecadatório”.

 

“Este projeto desonera um pouco o cidadão”, avaliou o pedetista, que não esqueceu de alertar para outro fato importante. “O cidadão que dirige bêbado, por exemplo, pratica uma infração grave e não entra nesta proposta”, esclarece. Pelo projeto do vereador, a SMTT deverá notificar o proprietário do veículo infrator sobre o tipo de infração que este cometeu, através de uma correspondência, em vez de mandar um boleto com a multa.

 

O motorista que mesmo assim quiser pagar a multa, terá 30 dias para protocolar a opção de recusa da substituição da multa pela advertência. Isto poderá ser feito em qualquer Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari). “A pessoa pode querer pagar a multa e isto é um direito que estará garantido”, explica o vereador. Ele também ressaltou que caso a pessoa não se manifeste, o silêncio será interpretado como aceitação de substituição da penalidade. Apesar de tantos trâmites, Fábio Henrique garante que o principal objetivo do projeto é fazer com que se cumpra na cidade o Código de Trânsito.

 

“Atualmente ele não é cumprido em nossa cidade. Também queremos mostrar que é possível educar sem multar”, argumenta o vereador. Ele também afirmou que a proposta deverá receber novas contribuições, inclusive um substitutivo determinando que as pessoas advertidas passem por uma reciclagem. “Mas só o fato de diminuir a quantidade de multas aplicada em Aracaju, que são demais, já ajuda e muito”, afirma.

 

O vereador informou ainda que a Câmara aprovou hoje um requerimento de autoria do vereador Elber Batalha de Góis (PSB), convidando o prefeito de Maceió (AL), Cícero Almeida, para uma visita à Câmara de Verereadores de Aracaju. Almeida falaria sobre a decisão de retirar todos os pardais das vias de Maceió. O pedetista disse que após a visita do prefeito, ele pretende apresentar outro requerimento sugerindo a ida de uma comissão de parlamentares à capital alagoana para ver, de perto, como funciona a idéia.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais