Aglomerações: Vigilância Sanitária de Aracaju recebeu 1.206 denúncias

Foto: Ascom/Emsurb

Diante da compatibilização do novo decreto municipal com o decreto estadual, que autorizam a retomada das atividades de parte do comércio e alguns setores da economia, e como forma de reduzir a propagação da covid-19 os estabelecimentos comerciais devem se adequar às medidas de prevenção e controle, como a manutenção do distanciamento social mínimo previsto e adaptação das casas comerciais para intensificar a higienização e controle no acesso de clientes.

A Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), setor da Secretaria Municipal da Saúde que acompanha o cumprimento dos cuidados sanitários para o que prevê os decretos vigentes, assim como tem feito ao longo do período de isolamento social, seguirá acolhendo denúncias e orientando os estabelecimentos comerciais.

Gerente de Ações Estratégicas da Revisa, Jacklene Andrade (Foto: PMA)

“Mesmo que essas primeiras liberações não envolvam diretamente o trabalho sanitário da rede, é importante que os donos dos estabelecimentos sigam as recomendações, a exemplo da limitação do número de clientes nas lojas, a obrigatoriedade no uso das máscaras, a utilização do álcool em gel ou líquido 70% na entrada e saída do estabelecimento, assim como a oferta do produto de maneira acessível no estabelecimento. Prédios comerciais com elevador deverão limitar o acesso ao equipamento e higienizá-lo com frequência, visto que é um local fechado de fácil propagação do vírus, assim como a higienização dos aparelhos de ar-condicionado que deverá ser feita com regularidade”, ressalta a gerente de Ações Estratégicas da Revisa, Jacklene Andrade.

A gerente afirma que a Revisa tem recebido centenas de denúncias com diversos assuntos envolvendo as medidas previstas dos decretos já publicados. E de acordo com o levantamento feito através da Ouvidoria da SMS, entre os meses de março e junho, foram acolhidas 1.987 ouvidorias, sendo 1.895 denúncias, 3 pedidos de informações, 68 reclamações, 14 solicitações e 7 sugestões. Dos assuntos envolvendo as ouvidorias, 781 foram referentes à Vigilância em Saúde e 1.206 sobre aglomerações e inadequações.

As pessoas que identificarem irregularidades nas medidas de prevenção e controle nos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar e desejarem realizar denúncia junto a Rede de Vigilância Sanitária da SMS, poderão ligar para a Ouvidoria por meio do 0800 729 3534, discando a opção 4, ou ainda por meio do setor de Vigilância Sanitária pelo número 3711-5072.

Fonte: Prefeitura de Aracaju 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais