A Embrapa Tabuleiros Costeiros junto com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, de Cruz das Almas, Bahia, realizam nesta quinta-feira, 31, dia de campo para apresentação de materiais de mandioca e relançamento das variedades Caipira e Tapioqueira, adequadas para produção de raízes, farinha e fécula. O evento será no campo experimental da Embrapa, em Umbaúba (SE), a partir das 9h, com a presença de agricultores e lideranças locais.
Em Sergipe, a Tapioqueira foi avaliada nos municípios de Lagarto e Umbaúba. Os rendimentos, em Lagarto, de raízes chegaram a 62,60 toneladas por hectare com a colheita aos 18 meses. Já os teores de amido chegaram a 36,35% neste mesmo período. Já em Umbaúba, os rendimentos de raízes foram de 82 t/ha com colheita aos 16 meses após o plantio. E os teores de amido foram de 34% aos 16 meses.
Também no estado sergipano, a BRS Caipira foi avaliada em Nossa Senhora das Dores e apresentou rendimento de raízes de 47,10 t/ha e teores de amido de 34% na colheita realizada aos 16 meses. Em Frei Paulo, localizado no semi-árido sergipano, a variedade produziu, aos 14 meses de idade, 49,60 t/ha e 33% de amido nas raízes.