
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), através do programa Aju Animal, realizou, em dezembro, 429 atendimentos, entre castrações, consultas veterinárias e procedimentos ambulatoriais, beneficiando cães e gatos e fortalecendo as ações de proteção, saúde e bem-estar animal na capital. O programa está vinculado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) que oferece os serviços gratuitamente para os tutores aracajuanos.
Ao longo do mês, foram realizadas 168 castrações entre cães e gatos, uma ação fundamental para o controle populacional, a prevenção de doenças e a redução do abandono animal. O programa também registrou 128 consultas veterinárias, garantindo avaliação clínica e acompanhamento dos animais atendidos. Por meio da ampliação do número de clínicas parceiras, o serviço tem assegurado maior celeridade nos atendimentos e ampliado o número de pets assistenciados em toda a cidade. Além disso, 133 procedimentos ambulatoriais foram realizados no mesmo período, promovendo cuidados essenciais e contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos animais.
Para a coordenadora do Programa Aju Animal, Anne Carollyne Costa, os números alcançados em dezembro demonstram a importância de um serviço bem estruturado e alinhado. “Esses resultados são possíveis graças à rede de clínicas credenciadas distribuídas pela cidade, que garante mais agilidade, ampliação do acesso e celeridade nos atendimentos, além do engajamento da equipe, que atua continuamente para reduzir a fila de espera e otimizar os agendamentos”, afirmou.
O programa Aju Animal está estruturado em quatro eixos: castração, saúde animal, lares temporários e apoio à adoção. Os atendimentos para cães e gatos são disponibilizados por meio de quatro clínicas credenciadas: Mr. Zoo, Amigo Pet, Karl Pet e AriVet e podem ser solicitados pela plataforma AjuInteligente ou pelo WhatsApp (79) 98141-4814.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
