O abastecimento de água de alguns municípios do centro-sul de Sergipe está temporariamente comprometido diante de problemas operacionais e fatores externos. A informação foi divulgada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) na noite desta sexta-feira, 17.
Conforme a Deso, os municípios afetados são Boquim, Lagarto, Itabaianinha, Tomar do Geru, Umbaúba e Tobias Barreto. Em Boquim, o sistema de abastecimento está paralisado diante da má qualidade da água bruta captada no Riacho Grilo após chuvas na cidade, além de atos de vandalismo.
Já em Lagarto, o abastecimento está reduzido em algumas regiões do município, principalmente no povoado Colônia Treze. A redução do serviço é causada pelo furto e vandalismo de cabos e componentes elétricos, prejudicando o funcionamento dos poços artesianos que abastecem a cidade.
Nos municípios de Itabaianinha. Tomar do Geru e Umbaúba, o sistema de bombeamento da água foi reduzido diante de constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, além da baixa qualidade da água nos mananciais com as chuvas na região. Itabaianinha é o município mais afetado entre os três.
Em Tobias Barreto, a vazão foi reduzida desde esta segunda-feira, 13, com a necessidade de manutenção dos poços do Catu. A Deso afirmou que as obras foram finalizadas na quinta-feira, 16, e as operações foram retomadas, com previsão de normalização do abastecimento após a recuperação do sistema – que ocorrerá nas próximas horas.
*Com informações da Deso
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B