O senador Almeida Lima (PSDB/SE) criticou mais uma vez o Governo Federal. Dessa vez o alvo do ataque foi o Banco Popular do Brasil (BPB), uma iniciativa implementada pelo Governo Lula no ano passado. Para o parlamentar em seis meses de existência o BPB fez mais propaganda do que financiamentos aos brasileiros.
Os comentários de Lima a cerca do Banco Popular foram feitos ontem, 22, durante a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em Brasília. Segundo o senador R$ 24 milhões foram gastos em publicidade. “Um verdadeiro absurdo”, comparados, conforme informado por ele, aos R$ 38 milhões destinados aos empréstimos.
“Foram gastos R$ 38 milhões com 600 mil brasileiros nesses primeiros seis meses de operação. Se pegássemos os R$ 24 milhões gastos em propaganda e dividíssemos pelo valor médio dos empréstimos, teríamos mais 380 mil pessoas atendidas, que poderiam se somar aos 600 mil e totalizar 1 milhão de atendimentos. Sabemos da importância do micro crédito, mas tanta propaganda é dispensável”, afirmou o parlamentar.
Almeida Lima sugeriu que o Governo Federal oferecesse incentivos tais como a redução ou eliminação dos juros, sorteios e outros benefícios, para aqueles que trouxessem novos clientes para o Banco. Dessa forma a propaganda seria feita pelos próprios usuários do BPB. “A melhor estratégia de marketing é aquela feita de boca a boca, cliente a cliente”, opina o senador.
O Banco Popular do Brasil é uma instituição financeira ligada ao Banco do Brasil que tem o intuito de atender a população de baixa renda através da concessão de crédito para consumo e produção, a exemplo da aquisição de pequenas máquinas e equipamentos com a finalidade de gerar emprego e renda.