Alunas de geologia da UFS estudam o rio Japaratuba

(Foto: arquivo Infonet)

Três estudantes de geologia da Universidade Federal de Sergipe (USF) estão em Pirambu fazendo o monitoramento do rio Japaratuba. As estudantes Daiane Santos, Ana Amélia Alves e Valeria Evangelistas, que passaram toda a manhã e inicio da tarde de hoje, percorrendo boa parte do trecho do rio aqui na cidade, estão fazendo um estudo sobre a evolução do rio, iniciando pelo levantamento histórico, monitoramento com GPS geodésico de alta precisão, para que se possa detectar as pequenas mudanças no seu leito.

Essas ações, segundo Daiane Santos, que conclui o seu curso no final do ano, gerarão um mapa da foz do rio, que vai finalizar com uma analise muito temporal das mudanças na foz. Ainda de acordo com Daiane, existe também a pesquisa de laboratório para que se tenha uma real situação do rio, que vem perdendo força, está muito assoreado e em alguns trechos a sua calha está muito rasa.

Segundo as estudantes que retornam nos próximos dias 7 de junho quando será feito o levantamento histórico e também no dia 14 de junho, quando será feito entrevistas com os pescadores para que se possa agregar conhecimentos das ações do rio ao longo do tempo.

O estudo sobre o rio Japaratuba se deu ao tomar conhecimento da erosão que vem acontecendo ao longo da suas margens, despertando o interesse em fazer o monitoramento de todo o rio, iniciando o dialogo entre a UFS e a Prefeitura de Pirambu. "Só temos a agradecer ao prefeito municipal, Elio Martins que em nenhum momento colocou qualquer obstáculo, pelo contrário, nos deu todas as condições para que possamos desenvolver o nosso trabalho", disse Daiane.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais