Animais são apreendidos na divisa de Sergipe e Alagoas

Proprietário não comprovou a sanidade dos animais (Foto: Emdragro)

Fiscais agropecuários da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) apreenderam, na noite da última segunda-feira, 17, no município de Porto da Folha, 03 vacas e um bezerro oriundos do município vizinho de Alagoas. Os animais foram levados para um frigorífico, localizado no município de Propriá, onde foram sacrificados e destruídos.

Segundo fiscais, os animais vinham sendo transportados do município de Pão de Açúcar/AL para a cidade sergipana de Nossa Senhora da Glória, onde seriam comercializados. Ao desembarcar na comunidade Niterói, em Porto da Folha, a fiscalização móvel da Empresa efetuou a apreensão do gado e o seu proprietário não teve como comprovar a sanidade dos bovinos, tendo que arcar, assim, com todo o prejuízo, já que cada vaca custava em média 3 mil reais.
O gado foi destinado ao frigorífico da Nutrial, com inspeção no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde foram sacrificados e destruídos.

Segundo a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, o status sanitário do município vizinho de Alagoas, apesar de ser considerado área livre da Febre Aftosa pelo Ministério da Agricultura, não possui o reconhecimento internacional como o Estado de Sergipe. “Isso impede que os animais daquele Estado adentrem em nosso Estado sem a devida quarentena e sorologia, o que deve acontecer tanto na saída de Alagoas quanto na entrada de Sergipe, isso acompanhado pelos Técnicos da Emdagro e o MAPA”, frisou a diretora.

Como toda operação desse tipo oferece riscos à integridade dos fiscais envolvidos, a Emdagro contou como apoio do Batalhão de Caatinga da Polícia Militar do Estado de Sergipe, o qual fez toda a segurança dos profissionais até o seu destino final, em Propriá.

Fonte: Emdragro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais