Após 24 horas de tensão, rebelião termina no Compajaf

Familiares sendo liberados (Fotos: Portal infonet)

Após 24 horas de tensão, teve fim a rebelião deflagrada no Complexo Penitenciário Jacinto Filho (Compajaf) deflagrada no último sábado, 17. Durante toda a manhã deste domingo, dia 18, o negociador da polícia Militar, o capitão Marcos Carvalho, juntamente com os secretários de Segurança Pública, João Eloy, da Sejuc, Walter Lima, dos Direitos Humanos, Antônio Bittencourt e o juiz da Vara de Execuções Penais, Helio Mesquita, ouviram as reivindicações dos internos que pediam para serem transferidos e alegavam sofrerem maus-tratos na unidade.

Dos quatro reféns [funcionários da Reviver], um foi liberado logo às 11 da manhã sendo conduzido para o setor médico, mas a princípio, não aparentava estar ferido. Somente por volta das 12h40 min, os 16 detentos da Ala D chegaram a um acordo e decidiram liberar os demais reféns.

Á imprensa, o secretário de Segurança Pública, João Eloy, garantiu que os reféns não tiveram ferimentos graves.  “O desfecho foi à paciência e a inteligência da segurança pública. Graças a Deus mais uma vez a gente conseguiu negociar sem uma tragédia maior. Eles [reféns] tiveram ferimentos leves e os quatro estão bem, mas vão passar por exame de corpo de delito. Aparentemente não foram espancados e o exame é que vai dizer”, conta.

Maria dos Prazeres conta o que viu 

De acordo com o secretário de Justiça, Walter Lima, as denúncias de maus-tratos serão apuradas. “Na verdade isso vai ser apurado, o que de fato ficou patente é que como é um presídio de segurança máxima, tem muitas restrições como uso de celular, eles não tem acesso ao celular, o regime para o sol, eles também tem horário específico, todos os pontos que eles acordaram foram postos à mesa e culminou com o fim da rebelião”, diz.

Familiares

Durante todas as negociações, os 126 familiares [com cerca de 15 crianças] dos detentos permaneceram dentro do presídio a espera do término da rebelião, mas somente por volta das 14h, os familiares deixaram o presídio.

A aposentada Maria dos Prazeres Santos Cordeiro foi uma das pessoas que estava no presídio. Bastante nervosa, ela conta que foram momentos de angústia. “Estou com 62 anos de idade e é a primeira vez que vou a um presídio. Essa noite pra mim foi terrível porque tenho um filho e ele foi preso por conta de amizade e aconteceu essa barbaridade. O que eu vi foi baque e não sei explicar a agonia que passei”, conta.

Detentos durante revista 

Secretário de Justiça Walter Lima 

Refém  sendo liberado 

Com um filho pequeno nos braços, a estudante Rafaela Batista dos Santos diz que muitas famílias estavam dentro do presídio por terem optado. “Eles estavam reclamando que estavam na tranca e sofrendo agressões. Os outros como eu e meu marido só ficamos assistindo, mas o tempo todos eles acalmando a gente dizendo que não ia acontecer nada. Primeiro eles perguntaram quem queria sair e quem estava passando mal e esses eles levaram, aí depois eles começaram só a negociar, mas pelo jeito ninguém queria sair não, todo mundo queria ficar perto dos parentes, filhos, marido”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais