Após negociação, agentes prisionais descartam greve

O vice-presidente do Sindicato dos Penitenciários esteve presente na reunião (Fotos: Portal Infonet)

O presidente do Sindicato diz que a proposta é dialogar com o estado

O secretário de Justiça fala em buscar soluções para os problemas do sistema prisional

Sede da Sejuc, onde aconteceu a reunião

Após noite complicada envolvendo fuga de presos e agente prisional feito de refém na última quinta-feira, 1º, a direção do Sindicato Penitenciário de Sergipe esteve reunida com a Secretaria de Justiça (Sejuc) para discutir a situação da categoria no estado. Depois de longa conversa, o Sindicato decidiu dar voto de confiança à nova gestão que assumirá a secretaria em 2015, através do secretário Antônio Hora, e não entrar em greve neste momento.

A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2, na sede da Sejuc. Além da direção do sindicato, esteve presente no evento o secretário de Justiça anterior, Walter Lima. De acordo com o presidente do Sindicato, Edilson Souza, o momento é de dialogar com quem está chegando na Secretaria de Justiça agora. “Diante da reunião com o novo secretário, nós entendemos que o momento não é esse (paralisar). Que o momento é de segurar essa questão, entrar em entendimento com o secretário que está chegando agora, para que a gente não cometa nenhum erro que venha prejudicar a categoria”, disse o presidente.

O vice-presidente do Sindicato, Marcelo Soares, também compareceu à reunião e falou sobre a questão da paralisação dos agentes. “Faremos uma reunião com a categoria para elaborar um entendimento e ouvir a categoria. Nós entendemos que, mesmo com a situação crítica em que estamos, precisamos ser coerentes. Estamos dando um voto de confiança ao novo secretário, que prometeu estudar soluções imediatas para os problemas que estamos tendo”, falou o vice-presidente.

Ainda de acordo com Marcelo, nos últimos anos o Sindicato tem tentado diálogo com o governo para sanar os problemas da categoria, mas não obteve sucesso. “Fizemos várias audiências e mesmo assim não foi suficiente para o estado de Sergipe entender que o sistema penitenciário está caótico e precisa de atenção”, completou o vice.

Duas questões foram discutidas na reunião: falta de iluminação nos presídios e concurso público para a contratação de pessoal. De acordo com Marcelo Soares, a situação do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copencam) é a mais grave.

O atual secretário de Justiça, Antônio Hora, tomou posse nesta sexta-feira, 2, e falou sobre as alternativas que deverão ser buscadas para sanar os problemas do sistema prisional sergipano.

“Nós sabemos que o estado está passando por um problema de contingenciamento de despenas e estamos buscando alternativas para que os problemas sejam sanados sem descumpri o que diz a legislação. Foi uma sugestão do Walter abrir novo concurso público esse ano. O entendimento é comum tanto ao sindicato quanto à categoria de que há baixo efetivo e vamos buscar nos próximos dias alternativas para a solução desses problemas”, disse o secretário.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais