Após tratamento, Tartaruga Cabeçuda é devolvida ao mar

A soltura ocorreu na Praia de Atalaia (Fotos: Portal Infonet)

O animal passou dois meses em tratamento

O veterinário Fábio Teles fala do tratamento dado ao animal

Uma tartaruga cabeçuda foi devolvida ao mar na manhã desta quinta-feira, 17, após dois meses de tratamento na Fundação Mamíferos Aquáticos, em Aracaju. O resgate ocorreu em janeiro, na Praia de Aruanda, e através de exames, o animal foi diagnosticado com uma pneumonia leve. O tratamento foi realizado no Centro de Reabilitação da ONG, que realizou a soltura na Praia de Atalaia.

De acordo com Fábio Teles, médico veterinário da ONG, a tartaruga foi encontrada encalhada e sem condições de retornar ao mar. “Ela foi levada para o nosso Centro de Reabilitação e passou por tratamentos, além de exames físicos e complementares de laboratório, que possibilitaram um diagnóstico mais específico e um tratamento que revertesse o quadro que a impossibilitou de voltar ao mar. Depois de um período de tratamento, ela está retornando para a casa”, explica.

Ainda de acordo com o veterinário Fábio Teles, a tartaruga que tem o nome científico “Caretta caretta”, não é de principal ocorrência de desova aqui em Sergipe. ”Mas ela tem relatos aqui, tanto de permanência no nosso litoral, aí tem todo um comportamento migratório e alimentar, como a questão também das desovas, que ocorrem principalmente na Bahia e Sul de Sergipe. Apesar dos relatos, aqui não é uma área prioritária de desova”, esclarece.

A Fundação Mamíferos Aquáticos é uma orgnaização não governamental que desenvolve trabalhos com animais de ambiente marinho.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais