Apreensão de mercadorias gera confusão entre ambulantes e Emsurb

As imagens de uma confusão no Centro de Aracaju envolvendo vendedores ambulantes e profissionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) repercutiram em grupos de whatsapp e nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, 21,  Segundo relatos, os fiscais do órgão municipal teriam agido de maneira truculenta ao fazer a fiscalização do comércio informal que se encontrava de forma irregular. 

A Emsurb alegou que ocorreu uma ação com o objetivo de organizar o espaço público, tomado pelo comércio informal de forma irregular, e que a operação que estava tranquila, até as 10h, se tornou tumultuada depois que um pequeno grupo de ambulantes se reuniu para insistir na ocupação, motivo que gerou o recolhimento das mercadorias de três deles e a condução de um outro à Delegacia de Polícia, após ser verificado pela Guarda Municipal que, por recomendação da Justiça, deveria estar fazendo uso de tornozeleira eletrônica.

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, explicou que a ação de fiscalização é legal e necessária e, em último caso, quando há reação ou resistência por parte dos ambulantes, a orientação é pelo recolhimento dos produtos. Luiz ressaltou que a prioridade sempre é o diálogo.

De acordo com presidente, o empenho da Emsurb para instalar os ambulantes é contínuo, principalmente a partir da pandemia, quando aumentou o número de pessoas, pais e mães de família na informalidade. Hoje, assim como em outras poucas ocasiões, um grupo pequeno
optou pelo enfrentamento”, lamentou o gestor.

“Lembramos que, sem a presença do poder público, a região estará vivenciando ações de vandalismo e desordem, o que a população aracajuana não deseja, nem mesmo a grande maioria dos ambulantes”, enfatizou o presidente, ao anunciar que a operação continuará pelos próximos dias.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da Emsurb

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais