Aracaju: feiras serão administradas por concessionária

João Alves e outros gestores assinaram ordem de serviço (Fotos: Portal Infonet)

O prefeito de Aracaju João Alves Filho assinou no início da noite dessa quarta-feira, 20, a ordem de serviço para que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) padronize todas as feiras livres de Aracaju. De acordo com o presidente da Emsurb, Edson Leal, o projeto dividiu as feiras de diversos bairros em seis lotes e será administrada por concessionária contratada por meio de licitação.

Segundo dados da Emsurb, Aracaju possui aproximadamente quatro mil feirantes que atendem uma clientela de 200 mil pessoas nas feiras que ocorrem de terça a domingo. Com a padronização, os ambientes pretendem proporcionar melhor logística na estrutura e capacitação dos feirantes para manuseio dos alimentos. “As feiras de todos os bairros terão o mesmo aspecto físico, os feirantes usarão uniformes, haverá balcões refrigerados e capacitação para os comerciantes”, afirma em discurso, Edson Leal.

Ilustração usada para novo modelo de feiras

Comerciante de pescados, Alda Maria representou os feirantes na assinatura da ordem de serviço. Ela acenou positivamente para a padronização. “O pessoal se manifestou a favor deste modelo de feira. Aracaju já era pra ter feito isso antes. O importante é que os alimentos serão melhores conservados agora, principalmente com o freezer”, enfatiza a feirante.

A licitação para contratação de uma ou mais concessionária foi feita em fevereiro deste ano, e a vencedora foi a Cotiguiba Serviço Ltda. De acordo com o Assessor Especial do Presidente da Emsurb, Edvaldo Fernandes, com a ordem de serviço “a empresa prepara agora a parte estrutural e parte de equipamentos para já instalar e começar a execução das feiras nesses modos”, informa.

Prefeito João Alves considera medida como fundamental.

Feirantes de Aracaju compareceram a ordem de serviço

O prefeito João Alves caracterizou o serviço como fundamental para população. “Conseguimos fazer uma coisa que não há em capital nordestina, que é treinar e capacitar todos os feirantes de feiras livres para manusear os alimentos, ter o cuidado do preparo e na venda, isso foi um avanço. Vamos trazer um projeto muito bonito e, sobretudo, funcional. Daremos todo apoio aos feirantes”, disse.

O curso de capacitação para manuseio de alimentos é oferecido pela prefeitura através da Fundat e Emsurb, e atende aos requisitos da Vigilância Sanitária.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais