Aracaju publica licitação para compra de 15 novos ônibus elétricos

O projeto inclui ainda a compra de oito carregadores

(Foto: PMA)

A Prefeitura de Aracaju publicou, nesta quinta-feira, 27, o edital da licitação que irá viabilizar a aquisição de mais 15 ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo urbano da capital.

O edital está disponível para consulta dos licitantes no portal Aracaju Compras, da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e nos sites https://licitanet.com.br/ e https://pncp.gov.br/app/editais.

O aviso de publicação de licitação também consta na edição dessa quinta do Diário Oficial do Município. Conforme o documento, o certame estará aberto a partir das 9 horas do dia 15 de dezembro de 2025.

Além dos 15 ônibus, a licitação também prevê a compra de oito carregadores de alta potência, de forma imediata, para atender às necessidades da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O plano de eletromobilidade de Aracaju é composto por 30 ônibus elétricos: 15 já estão em operação e outros 15 serão comprados por meio desta licitação. A capital é a primeira do Nordeste a colocar em circulação uma frota elétrica operada diretamente no transporte urbano.

O projeto inclui ainda a construção de uma usina de energia solar e a instalação de mais oito carregadores. A iniciativa colocou o município na 5ª posição do Ranking Connected Smart Cities, que destaca as cidades mais inovadoras e conectadas do país.

Atualmente, Aracaju conta com 15 ônibus elétricos em circulação, distribuídos por 13 linhas do transporte coletivo. No início do ano, os veículos passaram por fase de testes entre 9 de abril e 31 de maio e começaram a operar em 25 de julho. Porém, em 1º de agosto, a Prefeitura retirou os coletivos de circulação após determinação do Tribunal de Contas de Sergipe, que ordenou a retomada da licitação do transporte.

O investimento total, autorizado pela Lei nº 6.146/2025 e sancionado pela prefeita Emília Corrêa, prevê até R$ 161 milhões para a aquisição de 30 ônibus e implantação de infraestrutura, incluindo terminal exclusivo, carregadores, usina solar e melhorias na rede elétrica. A operação dos veículos foi retomada no fim de outubro, após o Tribunal de Justiça de Sergipe manter a validade do contrato firmado com a TEVX Motors Group Ltda para a compra dos ônibus e de sete carregadores de alta potência.

 

Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais