Aracaju realiza 8º Desafio Intermodal nesta quarta, 16

Cerca de 20 pessoas participarão, divididas em 11 modais (Foto: Divulgação)

Na hora do rush, quem se sai melhor no trânsito? Essa é a pergunta que o Desafio Intermodal, pelo oitavo ano consecutivo, se propõe a responder. A iniciativa da ONG Ciclo Urbano (http://www.ciclourbano.org.br/), tem como intenção promover o debate sobre formas alternativas de mobilidade urbana em Aracaju.

A modalidade acontece nesta quarta-feira, 16, a partir das 17h15, com partida na Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos. Já a chegada acontece no Teatro Tobias Barreto – Av Presidente Tancredo Neves, 1997 – Distrito Industrial de Aracaju.

Desafio Intermodal (DI) é um teste comparativo de eficiência das modalidades de mobilidade urbana. No DI, as diversas modalidades de mobilidade “desafiantes” saem juntas de um mesmo local em direção a um destino idêntico.

Cerca de 20 pessoas participarão, divididas em 11 modais: Pedestre caminhando, Pedestre correndo, Cadeirante, Patinete, Ciclista por vias rápidas, Ciclista por vias calmas
Ciclista com bicicleta elétrica, Ciclista + ônibus com bicicleta dobrável, Motociclista, Automóvel, Ônibus

Eles serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo que cada um gera e quantos quilos de gás carbônico emitem. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar, os impactos ambientais também serão importantes.
O Desafio pretende mostrar as infinitas possibilidades de se locomover pela cidade além de analisar o desempenho do transporte público em Aracaju.

As Regras

Todos os participantes deverão respeitar as leis de trânsito regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro como também as leis municipais de velocidade, sendo a velocidade máxima de 60 km/h em avenidas e 40 km/h em vias locais.

O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, levaremos em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta.

No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito, os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro.

O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua.

Programação do Desafio

17h00 – Início da Concentração Praça Olímpio Campos, em frete do Palácio Museu Olímpio Campos e atendimento a imprensa.
17h30 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio.
18h15 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, lá no Teatro Tobias Barreto e ele dá a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.
18h35– Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente ao Teatro Tobias Barreto.
19h15 – Previsão de chegada do último participante.

Fonte: Ciclo Urbano

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais