Aracaju recebe 18º Encontro Nordeste de Voluntários Escoteiros

(Foto: Assessoria de Imprensa)

Entre os dias 20 e 22 de setembro, Aracaju será palco do 18º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes (ENED), evento que reúne cerca de 50 chefes escoteiros de toda a região após uma década. A edição, que coincide com o centenário dos Escoteiros do Brasil, será realizada no Centro de Excelência Santos Dumont, no bairro Atalaia.

O evento, organizado pela Região Escoteira de Sergipe, tem como foco fortalecer o escotismo no Nordeste, promovendo a troca de experiências entre voluntários adultos. Além disso, inclui atividades como um curso de noções de primeiros socorros em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e uma oficina de radioamadorismo, importante para situações de emergência.

Em comemoração aos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil, o encontro homenageará Manoel Bomfim, pioneiro do escotismo no Brasil, que ajudou a difundir o movimento no país após conhecê-lo na Europa.

Lideranças e autoridades estarão presentes, como a Superintendente Especial de Juventude de Sergipe, Anne Liviane, e o Presidente do Sistema Fecomércio, Marcos de Andrade.

Para o coordenador do evento, Rickson Vieira, o ENED será uma oportunidade única de fortalecer o movimento escoteiro. “Esperamos trocar experiências e celebrar nossos 100 anos como instituição, devolvendo à sociedade cidadãos ativos e engajados em construir um mundo melhor”, destacou.

Adriano Henrique Rocha, Diretor-Presidente da Região Escoteira de Sergipe, reforçou a expectativa de crescimento do escotismo nordestino e brasileiro. “Queremos que o escotismo volte a ser referência na educação de crianças e jovens”, afirmou.

Escoteiros do Brasil

Os Escoteiros do Brasil, completa 100 anos em 2024, e é a única organização do país reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras adotadas no Brasil. Ao todo, são mais de 100 mil escoteiros, reunidos em 1533 Unidades Escoteiras locais, em 722 cidades espalhadas em todo o território nacional. Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada.

O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens por meio de um programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil.

Em Sergipe, o movimento escoteiro está presente desde 1922, e são aproximadamente 300 escoteiros espalhados em 8 unidades escoteiras locais, presente nos municípios de Aracaju, Lagarto, Rosário do Catete e Maruim, sendo a organização juvenil mais antiga do estado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais