Aracaju sedia Fórum Nacional de Transporte e Trânsito

O evento ocorreu no hotel Real Classic (Foto: SMTT)

Desta quarta-feira, 18, até a próxima sexta-feira, 20, Aracaju se torna a capital nacional da mobilidade urbana. Isso porque acontece o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito de todo o país. Esta é a 85ª edição do Fórum, que se divide em discussões regionais e nacionais de questões relacionadas à mobilidade urbana.

Os usos de transporte público, transporte individual, ciclovias fizeram parte das discussões do fórum. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O superintendente da SMTT em Aracaju, Nelson Felipe, fala que o objetivo do evento é trocar ideias a fim de melhorar o trânsito na capital.

“Fazer com que as pessoas que vivenciaram uma cidade em crescimento, como é Aracaju, que hoje é uma cidade de médio porte, tragam suas experiências para a gente já ir melhorando a situação da cidade a partir de agora”, falou o superintendente. “Vamos começar a colocar em prática aquelas soluções que foram dadas nas grandes cidades para que daqui a 15, 20 anos, a gente tenha uma cidade boa para morar”, completou Nelson Felipe.

Nelson Felipe fala que o trânsito de Aracaju precisa de disciplina

De acordo com o superintendente, a SMTT faz parte do Fórum no sentido de procurar adquirir conhecimento. “A partir disso, a gente tem a possibilidade de, aprendendo, colocar em prática”, falou.

De acordo com Nelson Felipe, Aracaju ainda não tem trânsito complicado, e sim mal-educado. “É um trânsito que precisa de disciplina. As pessoas têm que começar a pensar que Aracaju não é mais a Aracaju de 30 anos atrás. É uma Aracaju nova, que vem acompanhando o crescimento do país, mas que a infraestrutura não acompanhou. O trânsito, assim como as pessoas, tem uma dinamicidade. É pra isso que precisamos fazer esse trabalho todo”, explicou o superintendente.

O presidente do fórum, Renato Gianolla, participou do evento e deixou suas experiências, já que é também o superintendente de transporte e trânsito da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Renato fala sobre a importância da sustentabilidade no trânsito.

O presidente do Fórum, Renato Gianolla, fala em sustentabilidade no trânsito

“Tudo o que a gente faz é em função da qualidade do transporte e do trânsito. Quando se fala em mobilidade urbana, tem que pensar em mobilidade urbana sustentável. Tem que mudar o que a população faz e pensa sobre mobilidade. Ela tem que mudar seus hábitos para que no dia a dia use o transporte coletivo, a bicicleta”, falou o presidente.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais