Aracaju sedia Reunião do Fórum Nacional sobre Trânsito

Evento conta com participantes de várias partes do país (Fotos: Portal Infonet)

Foi aberta na manhã desta quarta-feira, 18, no Hotel Real Classic em Aracaju, a 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O evento realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem por finalidade discutir planos e soluções para a mobilidade urbana, transporte coletivo e trânsito no país.

Na abertura do evento, o prefeito João Alves Filho (DEM), informou que "nos últimos anos houve um equívoco de planejamento nacional, onde foi priorizado os transportes individuais. Não sou contra, mas é certo que as cidades não estavam preparadas para receber a quantidade de veículos que estão circulando, causando transtornos no trânsito. Sediarmos um evento como esse é uma prova de que estamos no rumo certo. É um privilégio muito grande recebermos a elite brasileira que é conhecedora sobre transporte público e mobilidade".

De acordo com a secretária municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, as cidades pararam de pensar o futuro e só perceberam o momento, e com isso foi criado um caos no trânsito, não apenas de Aracaju.

“Em algumas das capitais têm-se engarrafamentos de cinco horas. Então é preciso pensar o hoje com uma perspectiva do amanhã, que é a ideia que juntos possamos construir um mundo onde as pessoas e os veículos possam conviver em uma relação harmônica", destaca acrescentando que ao final do encontro [nesta sexta-feira, 20], os participantes saiam com várias soluções para um problema tão grave que é o trânsito.

Georlize Teles fala durante a abertura do fórum

O titular da SMTT Aracaju, Nelson Felipe Filho afirmou que o evento é uma rara oportunidade para discutir não apenas os problemas existentes na capital sergipana. “A possibilidade de trazer esse Fórum é uma oportunidade de debater os problemas dos grandes municípios circunvizinhos a Aracaju, discutindo não só o transporte público como também o trânsito nestas cidades”, entende.

Nelson Felipe disse ainda que a melhoria no trânsito passa por mudança na mentalidade das pessoas. “Precisamos mudar a cabeça, pois Aracaju não é mais aquela cidade que nós tínhamos a 30 anos, a cidade possui 610 mil habitantes com uma frota de quase 300 mil veículos”, afirma completando que a SMTT Aracaju está aberta às discussões.

Entre os assuntos em debate por participantes de várias partes do país, a lei dos ciclomotores e a lei da mobilidade urbana.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais