Aracaju sediará Congresso Latino Americano de Paleontologia

O XIX Congresso Brasileiro de Paleontologia e VI Congresso Latino Americano de Paleontologia acontecerão no salão de convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, de 14 a 19 deste mês. A paleontóloga da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Helena Zucon, lembra que Sergipe é um dos Estados brasileiros mais ricos em fósseis marinhos.

Antes dos congressos, de 8 a 12 de agosto, serão realizados cursos para professores do ensino fundamental. O objetivo é fazer chegar conhecimentos sobre palentologia para que, posteriormente, sejam disseminados junto aos estudantes de Sergipe, despertando a população para a importância dos fósseis para a própria história do Estado.

Os congressos serão abertos às 20 horas, do dia 14, com a presença da Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Renata Guimarães, tendo como palestrante, o geólogo da Petrobras Edson José Milani. Ele também é gerente da área de Bioestratigrafia no Centro de Pesquisas da Petrobrás, Rio de Janeiro, e enfocará o tema “Exploração Petrolífera no Brasil”. Informações e inscrições pelo telefone (0xx79) 3217-7307 ou pelo site www.xixcbp.ufs.br.

DESPERDÍCIO – A falta de conhecimento sobre a importância da preservação dos fósseis coloca Sergipe na dianteira em termos de perdas de fósseis marinhos existente nas rochas calcáreas, encontradas fartamente em diversas regiões sergipanas. Os fósseis acabam sendo retirados das rochas, destruídos e jogados fora sem qualquer trabalho de levantamento, localização e catalogação.

Acontece o mesmo nas escavações que são realizadas em diversos pontos do Estado para a construção de aguadas, cacimbas e outras formas de captação e retenção de água. Nesses locais são encontrados muitos fósseis de mamíferos gigantes que, em razão da falta de conhecimento e de orientação da parte dos trabalhadores e dos próprios proprietários das terras, são jogados fora.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais