Wilams disse sentir na pele o drama de quem precisa trafegar nos ônibus em Aracaju. “Semana passada eu entrei em um ônibus que faz a linha Marcos Freire II/Piabeta e fiquei surpreso: um dos bancos de dois lugares estava seguro em As reclamações estão em todos os terminais da cidade. Na Rodoviária Nova, a reportagem do Portal Infonet encontrou a senhora Maria José dos Santos, 77. “Triste de quem precisa andar nesses ônibus. É só sofrimento. As linhas que vão para o conjunto Eduardo Gomes e São Cristóvão são as piores. Os ônibus demoram demais, só andam lotados e quebram toda hora. Também, rodam, rodam em Salvador e quando chegam aqui já deram o tempo que tinham que dar”, entende a Sem identificação A falta de identificação com o itinerário na porta dos ônibus e nas placas instaladas nos terminais também é motivo de reclamações. “Aqui no Terminal do DIA, quem não sabe o ponto certo, perde o carro. Tem horas que a gente não encontra um fiscal para perguntar e no lugar das placas, ou tem um buraco ou existem pichações”, afirma a usuária Josefina Santos que mora na Prainha e reclama que o único ônibus que passa no local é o Santa Maria/DIA. “Todos os dias eu enfrento a mesma maratona para ir e voltar do trabalho. A rotina não muda: horas esperando nos terminais, cadeiras praticamente soltas dentro dos ônibus, faltam barras para os usuários se segurar. E quando chove a situação piora, pois os vários buracos no teto e as janelas quebradas fazem com que as pessoas fiquem totalmente molhadas. Imagine um monte de guarda-chuvas abertos dentro do ônibus”, destaca o marceneiro Francisco Santana que mora no Santos Dumont, mas trabalha no Distrito Industrial de Aracaju. Nova Frota
Usuários desolados nos terminais
“Os ônibus que circulam em Aracaju estão cada vez mais danificados, principalmente os que fazem as linhas Eduardo Gomes/Zona Oeste e Marcos Freire II/Piabeta. Não existe ao menos local para que os usuários que viajam em pé, possam se segurar. Um absurdo”. O desabafo do estudante Wilams Monteiro Cruz é apenas um dos vários feitos por passageiros ao Portal Infonet, que inicia nesta segunda-feira, 20, uma série de matérias especiais sobre o Sistema Integrado de Transportes de Aracaju.
apenas um ferro, balançando o tempo inteiro. Uma senhora foi sentar e aí o pessoal se revoltou e arrancou o banco, o que gerou confusão com o motorista. Mas já pensou se a senhora sentasse? Era queda na certa”, lamenta o estudante. Willams: “Ônibus danificados”
aposentada. Maria José: “Carros vem de Salvador”
De guarda chuva Placas pichadas e guarda-chuvas
Josefina: “Ningúem sabe o ponto certo”
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) informou que as empresas estão investindo R$ 30 milhões na frota de 100 novos veículos que substituirão os obsoletos. O prazo para que os veículos sejam postos nas ruas, previsto para o mês de junho, foi transferido para agosto. A decisão foi resultante de audiência pública ocorrida no último dia 30 de junho, no Ministério Público do estado (MPE).
“Junho foi mês de referência, mas a compra dos ônibus envolve um processo longo: empréstimos junto ao BNDES, documentação, encomenda. Mas cumpriremos o prazo”, disse o superintendente do Setransp José Amâncio, em entrevista recente ao Portal Infonet. Segundo o sindicato, a última renovação ocorreu em 2001, quando 67 novos ônibus passaram a integrar o sistema. A divisão dos ônibus por linha ficará a
Parafuso soltando das cadeiras |
Reformas
Na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a informação é de que os terminais de integração já estão passando por reformas. “No Fernando Sávio, ali no Centro, o piso está sendo trocado, além da construção de rampas para cadeirantes e melhorias nos sanitários.
Ônibus sem itinerário nas laterais |
Por Aldaci de Souza