Aracajuanos criticam transporte público

Usuários desolados nos terminais
“Os ônibus que circulam em Aracaju estão cada vez mais danificados, principalmente os que fazem as linhas Eduardo Gomes/Zona Oeste e Marcos Freire II/Piabeta. Não existe ao menos local para que os usuários que viajam em pé, possam se segurar. Um absurdo”. O desabafo do estudante Wilams Monteiro Cruz é apenas um dos vários feitos por passageiros ao Portal Infonet, que inicia nesta segunda-feira, 20, uma série de matérias especiais sobre o Sistema Integrado de Transportes de Aracaju.

Wilams disse sentir na pele o drama de quem precisa trafegar nos ônibus em Aracaju. “Semana passada eu entrei em um ônibus que faz a linha Marcos Freire II/Piabeta e fiquei surpreso: um dos bancos de dois lugares estava seguro em

Willams: “Ônibus danificados”
apenas um ferro, balançando o tempo inteiro. Uma senhora foi sentar e aí o pessoal se revoltou e arrancou o banco, o que gerou confusão com o motorista. Mas já pensou se a senhora sentasse? Era queda na certa”, lamenta o estudante.

As reclamações estão em todos os terminais da cidade. Na Rodoviária Nova, a reportagem do Portal Infonet encontrou a senhora Maria José dos Santos, 77. “Triste de quem precisa andar nesses ônibus. É só sofrimento. As linhas que vão para o conjunto Eduardo Gomes e São Cristóvão são as piores. Os ônibus demoram demais, só andam lotados e quebram toda hora. Também, rodam, rodam em Salvador e quando chegam aqui já deram o tempo que tinham que dar”, entende a

Maria José: “Carros vem de Salvador”
aposentada.

Sem identificação

A falta de identificação com o itinerário na porta dos ônibus e nas placas instaladas nos terminais também é motivo de reclamações. “Aqui no Terminal do DIA, quem não sabe o ponto certo, perde o carro. Tem horas que a gente não encontra um fiscal para perguntar e no lugar das placas, ou tem um buraco ou existem pichações”, afirma a usuária Josefina Santos que mora na Prainha e reclama que o único ônibus que passa no local é o Santa Maria/DIA.

Placas pichadas e guarda-chuvas
De guarda chuva

“Todos os dias eu enfrento a mesma maratona para ir e voltar do trabalho. A rotina não muda: horas esperando nos terminais, cadeiras praticamente soltas dentro dos ônibus, faltam barras para os usuários se segurar. E quando chove a situação piora, pois os vários buracos no teto e as janelas quebradas fazem com que as pessoas fiquem totalmente molhadas. Imagine um monte de guarda-chuvas abertos dentro do ônibus”, destaca o marceneiro Francisco Santana que mora no Santos Dumont, mas trabalha no Distrito Industrial de Aracaju.

Nova Frota

Josefina: “Ningúem sabe o ponto certo”

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) informou que  as empresas estão investindo R$ 30 milhões na frota de 100 novos veículos que substituirão os obsoletos. O prazo para que os veículos sejam postos nas ruas, previsto para o mês de junho, foi transferido para agosto. A decisão foi resultante de audiência pública ocorrida no último dia 30 de junho, no Ministério Público do estado (MPE).

“Junho foi mês de referência, mas a compra dos ônibus envolve um processo longo: empréstimos junto ao BNDES, documentação, encomenda. Mas cumpriremos o prazo”, disse o superintendente do Setransp José Amâncio, em entrevista recente ao Portal Infonet. Segundo o sindicato, a última renovação ocorreu em 2001, quando 67 novos ônibus passaram a integrar o sistema. A divisão dos ônibus por linha ficará a

Parafuso soltando das cadeiras
cargo da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os veículos novos estarão adaptados para idosos e deficientes. Atualmente trafegam em Aracaju cerca de 550 ônibus; destes, 163 veículos já têm entre 14 e 16 anos de funcionamento.

Reformas

Na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a informação é de que os terminais de integração já estão passando por reformas. “No Fernando Sávio, ali no Centro, o piso está sendo trocado, além da construção de rampas para cadeirantes e melhorias nos sanitários.

Ônibus sem itinerário nas laterais
Já no DIA, como existe um projeto de transferência daquele terminal, estão sendo tomadas medidas para sanar problemas emergenciais. Quanto à falta de identificação, vamos verificar para ver o que pode ser feito”, destaca o assessor de Comunicação, Jairo Alves.

 

Por Aldaci de Souza

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais