Aracajuanos serão alvo da campanha Calçada Livre

Será lançada hoje, 23, às 9h, a campanha educativa “Calçada Livre”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O objetivo da campanha é sensibilizar a população aracajuana quanto à necessidade da liberação das calçadas, facilitando a mobilidade de pedestres, especialmente idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

O principal alvo da campanha são os condutores de veículos, que muitas vezes param ou estacionam seus carros nas calçadas, dificultando ou mesmo impedindo a passagem de pedestres. O alerta também será direcionado a comerciantes, moradores e quaisquer outros cidadãos que, consciente ou inconscientemente, causam transtornos ao colocar obstáculos – como placas de anúncio, mesas, cadeiras, entulho etc. – em passeios públicos, ciclovias, travessias ou qualquer outro local impróprio.

A campanha será desenvolvida em ruas e avenidas de Aracaju, entre os próximos dias 23 de abril e 31 de maio. A partir daí será iniciada a fiscalização e multa dos infratores. “Queremos primeiro educar e conscientizar a população para só então punir aqueles que desrespeitarem o Código de Trânsito”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Samuel Albuquerque.

De acordo com os artigos 181 e 182 do Código Brasileiro de Trânsitoos é infração grave ou leve estacionar ou parar o veículo no “passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público” (Brasília: Denatran, 2000).

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais