Uma idéia que anda pelo mundo há mais de 30 anos. Tudo começou quando o mexicano e idealizador do projeto Arnulfo Ruz montou uma caravana com artistas de vários paises e com uma proposta nômade com destino Europa e Estados Unidos. Na década de 80 chegou novamente ao México e organizou uma comunidade alternativa que se estabeleceu por dez anos. Saudoso do trabalho montou outra caravana chamada Arco-Íris pela Paz.
É esta caravana que está em Aracaju há uma semana participando de atividades na cidade e promovendo eventos no Centro de Criatividade. Na manhã de hoje, 8, a Caravana acompanhou a caminhada em favor das mulheres do campo juntamente com o Movimento dos Sem Terra (MST) e, á noite, irá celebrar a Energia Feminina.
Um projeto educativo, artístico, ecológico e cultural com artistas de 12 países representados e com 25 componentes vem visitando toda a América Latina e está no Brasil há um ano e oito meses. Do México até a Terra do Fogo, na Argentina, este era o objetivo, já alcançado. A iniciativa foi abraçada pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil que mobilizou políticas públicas e aderiu ao projeto no Cultura Viva formando a caravana em Pontão de Cultura, um ponto de cultura interagindo com vários outros. É assim que se dão suas visitas.
Em cada cidade visitada há realização de oficinas, palestras, apresentações artísticas de dança, circo e teatro e audiovisuais envolvendo temas de interesse local para a comunidade vizinha, projetos sociais com crianças e adolescentes como também para grupos artísticos de toda cidade independente da relação com os pontos de cultura.
Uma das propostas do projeto é a realização de encontros bioregionais que são feitos em cada país visitado e que recebe um nome diferente a cada encontro, um nome de uma ave representativa da região. Aqui no Brasil o evento foi chamado de “Encontro O chamado do Beija-Flor”. Sergipe é o sétimo Estado visitado no Brasil além do Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
A coordenadora de relações públicas e de comunicação Verônica Sacta Campos conta que as visitas pretendem interagir com grupos artísticos locais, promover encontros e fazer conexões entre as redes de cultura. “Queremos o fortalecimento entre grupos artísticos e manifestações culturais. É uma troca cultura”, resume.
As atividades continuam até sábado, 10. Confira a programação:
Dia 08
08h30 – Cortejo com o MST pelo dia da mulher
19h – Celebração da Energia Feminina
Dia 09
Visita a Barra dos Coqueiros – inauguração do ponto de cultura – Samba de Coco: História, tradição e Resistência (o dia todo – atividades com a participação da professora Silvana – origami – e Ong Criliber – oficina de dança afro)
Dia 10
16h – Celebrando a Vida com Arte (manifestações artísticas e culturais com a participação de diferentes artistas e grupos da cidade, pontos de cultura e caravana Arco –Íris)