A artista sergipana Lu Xodó, cover da cantora Joelma a mais de 17 anos, denunciou ao Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) o crime de transfobia que sofreu pela internet. O caso foi registrado na última terça-feira, 1.
A vítima relatou que o suspeito mora no estado de Minas Gerais, e através das redes sociais, publicou falas transfóbicas nas postagens da cantora sobre a sua aparência, além de propagar discurso de ódio.
Segundo relato de Lu Xodó, o suspeito fez um comentário transfóbico, insinuando que ela é “um homem vestido de mulher”, além de dizer “virou normal” hoje em dia. A artista respondeu explicando que esse tipo de comentário não afeta a sua vida. Mesmo assim, ele insistiu na deslegitimação de sua identidade, dizendo: “você vai ser homem até morrer”.
A artista afirma receber todos os dias comentários transfóbicos em seus perfis públicos, como Instagram e TikTok. Ainda segundo a cantora, ela já havia denunciado à polícia outras vezes, mas desistiu por falta de ações.
Segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP), o caso foi encaminhado à Polícia Federal, órgão responsável por casos envolvendo crimes de ódio nas redes sociais, para investigação e adoção de medidas cabíveis.
Por Nicolle Santana e Verlane Estácio