As riquezas das bordadeiras do sertão sergipano

(Foto: Assessoria de Comunicação SEIDH)

Quando a gente fala em sertão, vem em nossa mente a seca e o calor, mas se engana quem pensa dessa forma. O sertão sergipano é dotado de um povo trabalhador, feliz e com espírito empreendedor. Um exemplo disso é a Cooperativa das Bordadeiras de Sítios Novos ‘Um Sonho a Mais’, fundada em 2003 no distrito rural de Sítios Novos, que fica a 16 km da sede de Poço Redondo.

A secretária de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude – SEIDH, Marta Leão, conheceu de perto o trabalho das artesãs durante a SEIDH Itinerante e ressaltou a alta qualidade do artesanato produzido por estas verdadeiras artistas.

As bordadeiras de Sítios Novos tinham um sonho de um dia ter sua própria loja de bordados para que pudessem divulgar sua arte e aumentar a comercialização de seus produtos. Durante dois anos o grupo se reuniu diariamente para fazer desse sonho uma realidade. Através do projeto Sítios dos Bordados, do Artesanato Solidário, as artesãs participaram de diversas oficinas de associativismo, melhoria técnica, gestão de produção e comercialização e melhorias de produto.

A partir daí, elas conseguiram inovar e tornar ainda mais bela uma das mais tradicionais técnicas artesanais do baixo São Francisco: os bordados rendedê e ponto de cruz. Ao mesmo tempo em que aprimoravam a técnica, sem, contudo, alterá-la a sua essência, exercitaram práticas de organização produtiva que resultou na formação da Cooperativa das Bordadeiras de Sítios Novos.

O nome, escolhido pelo grupo exprime o sentimento do sonho alcançado, com esforço, dedicação e solidariedade na difícil tarefa de tornar autossustentável uma organização social de produção artesanal. A produção da renda é feita sobre a base de tecidos panamá leve ou étamine, em artigos para a casa, além do rendendê, bordado boa-noite e delicados pontos de cruz com linhas finas e coloridas em tons matizados.

Vale a pena visitar o sertão sergipano e conferir de perto o trabalho desenvolvido por essas mulheres que fazem da arte seu meio de sustento ou então: Sítios dos Bordados, Centro de Artesanato de Pernambuco, Canto da Arte, Central ArteSol.

Onde podemos encontrar:

*Sítios dos Bordados
Loja sede da Cooperativa das Bordadeiras de Sítios Novos ‘Um sonho a Mais’
Distrito de Sítios Novos
Poço Redondo – SE
CEP: 49810-000
Contato: (79) 9822-9607 (Vânia)

*Centro de Artesanato de Pernambuco, Bezerros – PE
BR 232, km 107 – Rua Coronel Aprígio da Fonseca
Bairro Sebastião
Bezerros – PE
Contato: (81) 3728-2094

*Canto da Arte
Avenida Ananias Fernandes, 1079
Canindé do São Francisco – SE
Contato: (82) 9984-5943

*Central ArteSol
Rua Alves Guimarães, 436
Pinheiros – SP
CEP: 05410-000
Contato: (11) 3082-8681

Fonte: Assessoria de Comunicação SEIDH

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais