Assaltos a ônibus já passam de 1000 somente em 2015

Sintra diz que é preciso intensificar as abordagens policiais nos ônibus do transporte coletivo (Foto: arquivo Portal Infonet)

Quem utiliza diariamente o transporte público de Aracaju vive com medo. É que arrastões nos ônibus e até nos pontos de parada são registrados com frequência. As abordagens dos bandidos têm sido cada vez mais violentas, resultando até na morte de pessoas inocentes. Somente no mês de novembro, de acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (Sintra), foram registrados 52 assaltos, totalizando 1004 casos em 2015.

O presidente do Sintra, Miguel Belarmino, reconhece o esforço da Polícia Militar, mas destaca que é preciso aumentar as abordagens aos ônibus e diversificar os horários. “As abordagens têm aumentado, mas não são suficientes. O bandido não tem hora para assaltar e fazer arrastão e para a gente ter uma ideia, a maioria dos assaltos está ocorrendo pelo dia”, detalha Belarmino.

Para Belarmino, o problema também está relacionado às leis que dão brecha para que os bandidos sejam soltos rapidamente. “A Polícia Militar faz a parte dela, a SSP também, mas é preciso manter estes bandidos presos. A PM prende a justiça solta os bandidos em 72h. A gente fica sem saber para quem apelar”, desabafa.

PM

O tenente-coronel Paulo Paiva, relações públicas da PM, disse que as abordagens e o número de linhas de ônibus envolvida na ação vêm crescendo a cada dia, e que a prova disso, é que de janeiro a setembro, foram realizadas 6600 abordagens a ônibus e detidas 53 pessoas que estavam armadas dentro do transporte público. Ainda de acordo com o tenente-coronel Paulo Paiva, em comparação ao ano passado, o número de abordagens cresceu 125%.

Paiva destaca que apesar das prisões, a lei permite que os suspeitos respondam ao crime em liberdade, deixando que eles voltem às ruas para cometer delitos.

Casos

Recentemente, duas pessoas morreram após assaltos a ônibus na capital sergipana. No dia 6 de outubro, a jovem Taís da Silva Santos, de 22 anos, foi assassinada a tiros em um assalto a um ônibus da linha Marcos Freire II/ Dia. Já no dia 22 de outubro, a vítima foi um policial militar, o soldado reformado Luciano dos Santos Menezes, 49, que tentou impedir um assalto a um ônibus da linha São Cristovão/Palestina/Osvaldo Aranha.

As ações criminosas acontecem em qualquer hora do dia, em diversas linhas de ônibus, e os alvos principais dos bandidos são os objetos dos passageiros.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais