Associação defende uso da bicicleta como meio de transporte em Aracaju

Com o grande problema do aquecimento global em discussão em todo mundo, dois jovens da Aracaju estão propondo que as pessoas passem a se locomover usando um meio ecologicamente correto, barato e eficiente: a bicicleta.

 

Espelhados em outros movimentos no país afora, Felippe César e José Waldson resolveram se organizar e fundar aqui em Aracaju a Associação Ciclo Urbano. Para difundir suas idéias eles realizam toda última segunda-feira do mês a ‘Bicicletada’, ação com panfletagem e passeio de bicicleta pelas ruas da cidade. A próxima Bicicletada acontece nesta segunda-feira, 26, a partir das 17h na Praça do Mini-Golf.

 

Felippe e Waldson fundadores da Associação Ciclo Urbano
“A idéia é que Aracaju tenha um grupo para pensar e agir em prol da mobilidade urbana sustentável. Nunca foi pensando a questão da mobilidade com a locomoção de pessoas e sim de veículos. Estamos propondo um novo significado”, explica Waldson. A proposta do Ciclo Urbano é que para percorrer distâncias até seis quilômetros as pessoas comecem a utilizar a bicicleta, meio que não polui e ainda promove a atividade física e a integração social. “Além disso, a bicicleta não prejudica a percepção do espaço a sua volta”, acrescenta Felippe.

 

Felipe revela que ainda se utiliza do carro em algumas ocasiões, mas diariamente utiliza a bicicleta para ir e voltar da faculdade. Já Waldson praticamente só se locomove de bike e chega a percorrer de 20 a 30 quilômetros por dia. Apesar da boa vontade eles e os demais

Placas nas bicicletas, um pedido de respeito e um alerta: um carro a menos é menos poluição, menos stress e mais saúde
aracajuanos que se aventuram a andar de bicicleta esbarram em algumas dificuldades como a inexistência de ciclovias em grande parte da cidade, a falta de conexão entre as poucas que existem e a inexistência de paraciclos (locais apropriados para guardar as bicicletas) e sinalização.

 

Diante de tamanhos obstáculos a associações propõe que seja feita uma reestruturação completa no trânsito de Aracaju. “É preciso que os órgãos públicos assegurem a segurança e fluidez na locomoção”, adverte Waldson. Eles revelam que mesmo no Centro Administrativo da PMA e na sede da SMTT não há paraciclos. “As contradições que a gente encontra são muito grandes”, diz Felippe.

 

Conscientizar ciclistas e motoristas

 

Existe no Código de Trânsito uma parte específica com direitos e deveres do ciclista no trânsito. Mesmo assim ciclistas e motoristas desconhecem esse fato e o desrespeito entre eles no trânsito é grande. Numa pesquisa realizada por Wadson para seu trabalho de conclusão do curso de Geografia, ele constatou que 100% dos ciclistas entrevistados não sabem da existência da lei e ainda, segundo estatísticas do Samu com a implantação das ciclovias o número de acidentes com ciclistas aumentou.

 

Cartaz da 3° Bicicletada
Além da falta de educação dos motoristas, ele aponta como causa a falta de medidas de conscientização tendo como foco o ciclista. “Ele erra porque não é conscientizado. Não existe campanha continuada explicando como eles devem se comportar no trânsito”, defende Waldson. Por isso, a Associação tomou a iniciativa de desenvolver panfletos informativos que são distribuídos durante as Bicicletadas.

 

Para conhecer um pouco mais a Associação Ciclo Urbano e as idéias para promover uma mobilidade urbana sustentável em Aracaju, basta acessar o blog do grupo ou fazer parte da comunidade do Orkut denominada ‘Bicicletada Aracaju’. Quem quiser participar da próxima ação da Ciclo Urbano é só pegar uma bicicleta e comparecer às 17h desta segunda-feira, 26, na Praça do Mini-Golf.

Caro internauta, qual a sua opinião sobre a utilização da bicicleta como principal meio de transporte em Aracaju? Deixe seu comentário no link abaixo “Comentar Matéria”.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais