|
Canal do Santa Lúcia inundado (Fotos: Portal Infonet) |
Os prejuízos causados pela chuva no bairro Jabotiana tem mobilizado as Associações de moradores dos conjuntos Santa Lúcia, Sol Nascente, Juscelino Kubitschek e o movimento ambientalista Jabotiana Viva a realizar em conjunto com toda população do bairro um ato público no sábado, 6 de junho, na praça do Santa Lúcia após a ponte sobre o Rio Poxim.
O membro do movimento ambientalista Jabotiana Viva, Antonio Wanderley, diz que o ato tem o intuito de esclarecer a população prejudicada que eles podem entrar na justiça individualmente e coletivamente contra os órgãos públicos que não alertaram ou prestaram assistência durante as inundações. “No dia 15 de maio o governo do estado se reuniu com representantes da defesa civil de cada município para discutir as chuvas que já estavam previstas, mas não fomos alertados sobre a quantidade dessa chuva. O município de Estância, por exemplo, foi informado sobre a chuva, tomou medidas preventivas e não tiveram tantos desastres quanto aqui”, afirma.
Wanderley diz que no ato também será elaborado os encaminhamentos para as próximas ações da população atingida, bem como discutir a expansão imobiliária do bairro, que segundo ele tem causado impermeabilização do solo.
“O prefeito colocou a culpa na barragem pela inundação do bairro, mas tudo isso poderia ser evitado. Vamos pedir também auxílio aluguel entre outros benefícios para aqueles que foram prejudicados, principalmente pra a comunidade do Largo da Aparecida”, concretiza.
O representante afirma que encaminhou hoje ao Ministério Público de Sergipe uma notificação sobre o ato e solicitando uma reunião emergencial com os moradores.
Por Ícaro Novaes e Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B