Em Aracaju, coleta estava prejudicada desde segunda-feira, 9 (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe nesta terça-feira 10, determinou a reabertura do aterro da Estre Ambiental, localizado em Rosário do Catete. Com a reabertura, o aterro já está apto a receber os resíduos de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, que ficaram comprometidos desde o último sábado, 7.
A interdição foi uma determinação da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) que alegou o descumprimento de algumas normas relacionadas à execução do serviço. A decisão judicial afirma que o parecer técnico da Adema "não conclui na direção de que seja interditado o aterro".
Em Aracaju, a coleta não foi realizada desde a segunda-feira, 9. A Emsurb informou que notificou a Estre pela falta de serviço, já que a empresa tem contrato com a Prefeitura de Aracaju e deixou de cumprir o acordado, mesmo considerando que a Estre está apta para realizar o serviço. O lixo da capital ficou acumulado porque a Cavo, que faz a coleta nas ruas, não teria onde depositar o material recolhido com o aterro sanitário da Estre interditado.
Interrupção
Em nota, a Estre reitera que trabalha com os mais altos padrões de segurança ambiental e tecnologia em seus empreendimentos e lamenta que, para manter a prestação de um serviço público essencial e preservar os interesses da população e o meio ambiente, teve de recorrer ao poder judiciário novamente.
Adema
A reportagem do Portal Infonet entrou em contato por telefone com o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Almeida Lima, para saber se eles vão recorrer da decisão do TJSE, mas ele informou que ainda não estava ciente da situação. Disse, ainda, que não podia nos dar mais atenção porque estava embarcando para Brasília.
Por Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B