![]() |
O tema deste ano é o combate a violência contra as mulheres (Foto: Arquivo Infonet) |
O Movimento de Mulheres faz um chamada aos homens e mulheres de Aracaju para participar do Ato Público em comemoração ao 8 de Março – Dia Internacional de Luta das Mulheres, que terá como tema o Combate à Violência Contra as Mulheres. O ato acontece na próxima, sexta-feira, 8, contentração a partir das 8h, na Praça da Catedral. Um dos objetivos da manifestação é entregar uma carta/manifesto para vereadores, na Câmara, e deputados, na Alese.
Historicamente, o dia 08 de Março representa uma data de luta e de reinvindicações pelos direitos das mulheres e por um mundo sem machismo e exploração. Entre as bandeiras de luta destacamos a violência contra as mulheres, onde no ranking de homicídios de mulheres o Brasil está em 7º lugar no mundo e Sergipe em 18º lugar entre os estados brasileiros.
Em Aracaju, segundo dados da Delegacia de Grupos Vulneráveis, só nos dois primeiros meses deste ano já foram registrados cerca de 530 denúncias de agressão à mulher, isso quando a mulher ou testemunha registra a ocorrência da violência. Por isso, exigimos do poder público imediata construção de casas abrigo para assistir as mulheres e os filhos em situação de violência, assim como a Delegacia da Mulher e a Delegacia de Atendimento aos Grupos Vulneráveis durante 24h, nos finais de semana e feriado.
Queremos assegurar a implantação da Lei Maria da Penha em todas as delegacias de Sergipe, possibilitando maior rapidez ao atendimento humanizado nas delegacias, a punição do culpado e a proteção à mulher e os/as filhos/as quando se fizer necessário. E urgência na criação de um Juizado Criminal e Civil especializado para atender as mulheres que sofrerem violência.
Além disso, consideramos a educação pública de qualidade, saúde, transporte coletivo, segurança pública, moradia, reforma agrária, geração de emprego e renda os principais problemas sentidos pelas mulheres trabalhadoras quanto à garantia de oferta por parte do Estado e Municípios. Também exigimos a criação de creches próximas aos locais de trabalho das mulheres rurais e urbanas, para que seja facilitada a jornada de trabalho das mães e/ou responsáveis pelas crianças.
Convocam o Ato: MOTU, MST, Casa das Domésticas, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, CUT, CSP-CONLUTAS, Conselho Regional de Serviço Social, SENGE, SINTESE, SIDISAN, MPA, MMC, PCB, PSOL, PSTU, Coletivo de Mulheres de Aracaju.
Fonte: Agência Voz
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B